RADIOLA DA MEMÓRIA
No DO EPISÓDIO: 04
ESTE EPISÓDIO TEVE APOIO DO MUSEU DA PESSOA E DA FUNDAÇÃO BUNGE
ROTEIRO:
NARRAÇÃO (00:00:00 – 00:00:18) FAIXA 0
Olá, aqui é a Janaina Sant´Ana, realizadora do podcast Radiola da Memória. E essa edição só foi possível com o apoio da Fundação Bunge e do Museu da Pessoa. Esperamos que vocês se divirtam.
MÚSICA MODERN ATTEMPT + NARRAÇÃO (00:00:17 – 00:01:24)
FAIXA 1 NARRAÇÃO
Radiola da Memória é um podcast que leva você a fazer uma viagem por aqueles sons que temos gravados na memória: O ranger da porta da sala de casa, que nos lembra a chegada do pai de mais um dia de trabalho; O dedilhado de uma música espanhola no violão, que nos leva ao estúdio do avô, com suas paredes grafitadas e cheias de aparelhagens sonoras; O som dos passos seguros da mãe vindo nos tirar da cama pela manhã; E aquele do apito que anunciava a chegada da paçoca quente e cheirosa na porta da casa da avó, numa rua de Santos. Sonoridades as mais diversas que nos trazem de volta sensações, desejos, amores, afetos, os mais íntimos e delicados. E é por isso que queremos saber: O que toca na radiola da sua memória?
MÚSICA + NARRAÇÃO (00:01:25 – 00:01:39) FAIXA 2 + FAIXA 3
Radiola da memória. Episódio 4: O violino do meu avô
FAIXA 4 - INTRODUÇÃO MÚSICA HISTÓRIA DE ASSOMBRAÇÃO. FADE OUT UM POUCO DEPOIS DO COMEÇO DA NARRAÇÃO.
https://www.youtube.com/watch?v=_PySeEdV7A8&list=RD4V4YNEvUMMc&index=6
FAIXA 5 - NARRAÇÃO
Era tempo da quaresma. E já era noite escura quando a Maria, ceis sabe quem é a Maria, aquela velha mardosa que morava lá nos pé da igreja de Nossa Senhora do Carmo. Pois então! A Maria tava lá na sala da casa dela, quando ouviu uns baruio diferente. Umas coisa esquisita. E curiosa que era, abriu a janela assim, bem devagarzim e deu uma espiadinha.
FADE IN FAIXA 6 - Som de Ave, Ave, ave Maria
FAIXA 7 – NARRAÇÃO
E lá longe, lá do alto da ladeira, ela viu uma...
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RADIOLA DA MEMÓRIA
No DO EPISÓDIO: 04
ESTE EPISÓDIO TEVE APOIO DO MUSEU DA PESSOA E DA FUNDAÇÃO BUNGE
ROTEIRO:
NARRAÇÃO (00:00:00 – 00:00:18) FAIXA 0
Olá, aqui é a Janaina Sant´Ana, realizadora do podcast Radiola da Memória. E essa edição só foi possível com o apoio da Fundação Bunge e do Museu da Pessoa. Esperamos que vocês se divirtam.
MÚSICA MODERN ATTEMPT + NARRAÇÃO (00:00:17 – 00:01:24)
FAIXA 1 NARRAÇÃO
Radiola da Memória é um podcast que leva você a fazer uma viagem por aqueles sons que temos gravados na memória: O ranger da porta da sala de casa, que nos lembra a chegada do pai de mais um dia de trabalho; O dedilhado de uma música espanhola no violão, que nos leva ao estúdio do avô, com suas paredes grafitadas e cheias de aparelhagens sonoras; O som dos passos seguros da mãe vindo nos tirar da cama pela manhã; E aquele do apito que anunciava a chegada da paçoca quente e cheirosa na porta da casa da avó, numa rua de Santos. Sonoridades as mais diversas que nos trazem de volta sensações, desejos, amores, afetos, os mais íntimos e delicados. E é por isso que queremos saber: O que toca na radiola da sua memória?
MÚSICA + NARRAÇÃO (00:01:25 – 00:01:39) FAIXA 2 + FAIXA 3
Radiola da memória. Episódio 4: O violino do meu avô
FAIXA 4 - INTRODUÇÃO MÚSICA HISTÓRIA DE ASSOMBRAÇÃO. FADE OUT UM POUCO DEPOIS DO COMEÇO DA NARRAÇÃO.
https://www.youtube.com/watch?v=_PySeEdV7A8&list=RD4V4YNEvUMMc&index=6
FAIXA 5 - NARRAÇÃO
Era tempo da quaresma. E já era noite escura quando a Maria, ceis sabe quem é a Maria, aquela velha mardosa que morava lá nos pé da igreja de Nossa Senhora do Carmo. Pois então! A Maria tava lá na sala da casa dela, quando ouviu uns baruio diferente. Umas coisa esquisita. E curiosa que era, abriu a janela assim, bem devagarzim e deu uma espiadinha.
FADE IN FAIXA 6 - Som de Ave, Ave, ave Maria
FAIXA 7 – NARRAÇÃO
E lá longe, lá do alto da ladeira, ela viu uma procissão despontano.
COMO DEIXAR ESSE AVE MARIA POR BAIXO??
FAIXA 8 NARRAÇÃO
Ela achou aquilo muito esquisito. Ela era daquelas beata de ir pra igreja duas veis por dia, e ninguém tinha falado nada de procissão naquela noite. E outra, procissão e não tinha nem um sininho bateno na igreja?
FAIXA 6 Som de Ave, Ave, ave Maria (MÚSICA AUMENTA E ABAIXA, FICANDO POR BAIXO DA NARRAÇÃO)
FAIXA 9 NARRAÇÃO
Ela abriu um pouquinho mais a janela e viu que a procissão vinha descendo, devagar. Estava cheinha de gente... todo mundo vestido com roupas brancas, bem largas e com velas nas mãos.
FAIXA 6 Som de Ave, Ave, ave Maria (MÚSICA AUMENTA E ABAIXA, FICANDO POR BAIXO DA NARRAÇÃO)
FAIXA 10 NARRAÇÃO
Mas a Maria olhava, olhava e não reconhecia nem uma pessoinha. Ela achava que era gente desconhecida, era gente que ela nunca tinha visto, nem no centro, nem na rua e muito menos na Igreja.
FAIXA 6 Som de Ave, Ave, ave Maria FADE OUT
FAIXA 11 NARRAÇÃO
De repente, os pessoal parou. E uma das pessoas que seguia a procissão parou assim, na frente da mulher e entregou uma vela pra ela, dizendo assim: “Guarde a vela bem guardada , que amanhã, virei buscá-la, nesta mesma hora.”. A mulher aceitou a vela. Colocou ela em cima da mesa, e voltou para ver o resto do cortejo. Quando ela voltou para a janela, a procissão já ia mais adiante. Foi quando ela percebeu que as pessoas não caminhavam, elas flutuavam... A mulher mediu um caminhante da cabeça aos pés! E viu que ele não tinha pés! Ela olhou mais um e um outro e um terceiro. Nenhum deles tinha pés. Assustada, ela fechou a janela rapidinho, e foi dormir. No dia seguinte, ela levantou e foi até a sala de jantar, para ver se a vela estava onde ela tinha deixado. Só que quando ela chegou perto da mesa, ai! Desesperada, a velha bisbilhoteira gritou por céus e terra, até perder as forças. A vela que ela tinha recebido do caminhante tinha se transformado em uma canela de defunto! De noite, a mulher estava apavorada. E fechou a janela bem fechadinha. Mas, de repente, ela ouviu um “toctoc”. Ficou quietinha. E então ouviu de novo “toctoc”. A mulher nem respirava direito, tamanho o medo. Depois ficou tudo silencioso. Daí ela foi até a janela para dar uma espiadinha.
FAIXA 12 Barulho de janela rangendo pra abrir
FAIXA 13 NARRAÇÃO
E de repente uma mão enorme se enfiou para dentro e ela só ouviu a voz falando: “vim buscar o que me pertence.” A mulher ficou branca como cera. Tentava se mexer, mas as pernas não saíam do lugar! A coitada estava tão assustada que não saía nem um fiozinho de voz de sua garganta. Então ela ouviu a voz fanhosa de novo: Da próxima vez, seja menos bisbilhoteira! Que te sirva esta de lição! Rarararararara
FAIXA 14 FADE IN SOM DE VIOLA ALTA. MÚSICA RICARDO. FIM DA MÚSICA POR BAIXO DA NARRAÇÃO
FAIXA 15 NARRAÇÃO
A Conceição, protagonista desse episódio, não conheceu a Maria bisbilhoteira, nem nunca ouviu falar de procissão de alma penada. É porque bem na horinha divertida dos tempos da roça, aquela em que o pessoal se reunia na varanda da casa para tocar viola e contar causos, bem naquela horinha em que podia ouvir seu avô tocar violino junto com outros músicos ela, que tinha lá seus 5 anos, já tinha sido colocada para dormir, com a promessa de que ouviria seu Antenor tocar só para ela e os quitutes e pés de moleque feitos pela avó para receber o pessoal, se não podiam ser saboreados na hora em que a menina deveria estar na cama, estariam esperando por ela no café da manhã.
FAIXA 16 SONS DE FAZENDA MISTURADOS
FAIXA 17 NARRAÇÃO
E quando amanhecia, não dava outra. O sol ia avermelhando a paisagem enquanto a menina, já vestida, bocejava apoiando as mãos nas bochechas enquanto sua avó lhe servia uma xícara de leite fresco, recém ordenhado. Sá Maria dava um tapinha no braço dela e o pratinho com os docinhos preparados no dia anterior finalmente a despertavam. Ela bebia um bom gole de leite, pegava um punhado de pés de moleque e corria porta afora.
FAIXA 18 CONCEIÇÃO
(00:05:05 – 00:06:00) Eu saía cedinho pro pasto e lá eu ficava até a hora do almoço, vinha, almoçava e voltava pro pasto até quatro horas.
FAIXA 19 NARRAÇÃO + FAIXA MUSICA ANOS 20/30 (FAIXA 20)
Àquela época, início dos anos 1940, Mococa, cidade onde se passa a história de Conceição, já não era mais aquela que produzia um dos melhores cafés do país. Também já não era um dos cenários da chamada Belle époque caipira, com uma vida cultural intensa que recebia até companhias e atrizes estrangeiras em seu famoso teatro de variedades. Muito menos a cidade que foi palco de batalhas entre paulistas e mineiros durante a revolução constitucionalista de 1932. Mas as fazendas locais ainda mantinham o costume de contratar colonos italianos para o trabalho pesado. Mas que fique claro: só para o trabalho pesado.
FAIXA 21 CONCEIÇÃO (00:06:06 – 00:07:04)
A minha avó não deixava eu brincar com as outras crianças da colônia, porque diz que ia aprender o que não presta.
FAIXA 22 - NARRAÇÃO
Sem primos ou primas por perto e impedida de se aproximar dos filhos dos colonos, a Conceição brincava muito sozinha. Ou melhor, brincava com bois, as vacas e os cavalos.
FAIXA 23 - CONCEIÇÃO (00:06:06 – 00:07:04)
Eu montava a cavalo, com essa idade eu montava a cavalo em pelo, com o dedo eu subia na perna do cavalo, segurava na crina e montava. Às vezes mexia com alguma vaca brava e ela corria atras de mim. Quando a minha avó me penteava, eu tinha trança, ela colocava laço. Quando eu voltava para casa ia procurar o laço que tava lá na cerca. Pedaço de blusa ficava na cerca, porque as vacas corriam atrás de mim e eu enfiava debaixo da cerca.
FAIXA 24 - NARRAÇÃO
Mas era com as galinhas que ciscavam soltas pelos arredores da casa que a menina travava um duelo quase mudo em busca de seus ovos.
FAIXA 25 CONCEIÇÃO
Galinha costuma botar na moita escondido, pra depois ela ir chocar. Nenhuma conseguia esconder os ovos de mim. Porque elas são espertas, sabe, elas andam um pouquinho, olham, se tem alguém elas disfarçam. Mas eu também disfarçava e achava o ninho delas.
FAIXA 26 - SONS - ENTARDECER
FAIXA 27 – NARRAÇÃO
O sol começava a se por quando a menina colocava os pés numa tina de água fresca. A avó, com sua longa saia de algodão protegida por um avental e ar nada severo, trazia toalha e sabão. O silêncio dos bichos preguiçosos só era quebrado pelo som da avó molhando o sabão na água e ensaboando Conceição.
FAIXA 28 - NARRAÇÃO
Mas seus ouvidos se abriam quando ela percebia a movimentação de um homem alto, magro e elegante, vestindo de camisa azul, que cortava o quintal onde ela se banhava, atravessava a cozinha, entrava na sala, abria a porta de um armário, pegava uma pequena valise e se sentava numa cadeira.
FAIXA 29 – MÚSICA
FAIXA 30 – NARRAÇÃO
A avó percebendo que a ansiedade tomava conta de Conceição, tirava a menina da bacia, a enxugava, vestia e penteava. E em minutos, ela já estava sentada ao lado do vô Antenor que abria a valise e tirava dali seu precioso violino.
FAIXA 31 – AFINAÇÃO DE VIOLINO
FAIXA 32 - CONCEIÇÃO
Tocava só para mim durante o dia. A gente passava um tempão ali, nem sentia o tempo passar e ele tocando o violino (esta frase no vídeo e não na entrevista)
FAIXA 33 – FADE IN - MÚSICA CAIPIRA NO VIOLINO
FAIXA 34 – NARRAÇÃO
Àquela altura o sol já tinha baixado por completo. Antenor tocava mais uma a pedido da neta que, em êxtase, viajava na versão da música X. Ele sorria. A menina arregalava os olhos ao ver a mão ágil do avô encostando o arco no instrumento e tirando dele notas improváveis. Um dó flutuava pela sala e abraçava, envolvente, avô e neta.
FADE OUT – FAIXA 33
FAIXA 36 – CONCEIÇÃO
Como ele via que eu me interessava tanto, ele dizia, quando você crescer esse violino vai ser seu. (vídeo)
FAIXA 37– NARRAÇÃO
Mas o tempo passou. O avô partiu. E o instrumento mágico que unia vô Antenor e sua querida neta viajou um bocado até acabar esquecido no porão da casa de uma prima, sem nunca ter chegado às mãos de Conceição. Hoje, com a mesma idade que seu avô tinha quando tocava para ela, Conceição diz que não se ressente por não ter ficado com o instrumento. Porque em sua memória, o tempo de provocar as galinhas, de montar cavalo em pelo, de comer os pés de Moleque preparados pela avó e de quase se fundir com as notas tocadas pelo avô foi um tempo especial.
FAIXA 38 – CONCEIÇÃO (PEGAR DA FAIXA 18)
Foi o período mais feliz da minha vida. Eu tive uma infância feliz até então, que era liberdade.
FAIXA 39 – NARRAÇÃO
O violino tocado pelo avô nunca saiu da memória da nossa querida Conceição. E da sua? O que toca na Radiola da sua memória?
FAIXA 40 - VINHETA DE APRESENTAÇÃO
FAIXA 41 - NARRAÇÃO: Radiola da Memória. Um programa produzido por Janaina Sant’Ana e Núcleo Café com Biscoitos. Edição de Silvio Puertas. Esse episódio contou com a participação de Léo Nascimento e Ricardo Barros, com a música Onde é que tu fez esse Pacto, que faz parte do EP Violado de Léo Nascimento. Apresentamos ainda trechos das músicas Os oito batutas, de Pixinguinha e Benedito Lacerda, o Duelo de Rabecas entre Mestre Zé Pereira e Felipe Gomide, que tocam em duas vozes a música MULATA FACEIRA, História da Assombração , com Pirapó e Cambará , do álbum Tô Aqui P'ra Te Ajudá, Calix Bento, com Lisciel Franco. E além de nossas referências musicais, também contamos com um trechinho da música Love Shak Samba, do músico Jeris.
Este episódio teve apoio do Museu da Pessoa e da Fundação Bunge
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