Facebook Info Ir direto ao conteúdo
História

O trabalho na vida de uma família romena no Brasil.

Esta história contém:

O trabalho na vida de uma família romena no Brasil.

Vídeo

Daniel Carajelescov é advogado e procurador do Estado de São Paulo aposentado. Filho de romenos, nasceu na cidade de São Paulo em 1942. No vídeo, ele conta que seus pais vieram de navio, ainda muito pequenos, em uma viagem muito longa, de seu país natal, quando tinham por volta de 12 anos de idade. O primeiro trabalho que a parte de sua família que imigrou teve no Brasil foi em uma fazenda de café, no interior do Estado do Paraná, onde tinham más condições de trabalho, tendo em vista que o Brasil acabara de deixar de viver em uma lógica escravocrata, e os donos de fazendas estavam habituados a tratar os imigrantes da mesma maneira com que tratavam os escravizados. Como substitutos da força de trabalho escravo trazida de vários pontos do continente africano, onde, segundo o que diz o entrevistado, surgiu a ideia de racismo, já que os imigrantes brancos que ocupariam os postos de trabalhos antes ocupados por negros escravizados se insurgiam contra esse tratamento que tinham por parte dos donos de terras, defendendo que eles não deveriam ser tratados daquela maneira, da mesma forma que os negros escravizados eram tratados. Portanto, por não ser um local muito cômodo e agradável para se trabalhar, seu avô, junto com os filhos, deixou rapidamente o emprego.

Um pouco depois, vieram para São Paulo, quando o pai já havia se casado com a mãe, que também era romena e veio no mesmo navio que seu futuro marido, onde ele, que era um excelente mecânico e conhecedor de máquinas, montou uma indústria que fabricava tornos para vender para outras empresas. Posteriormente, após a revolução que ocorreu em São Paulo em 1932, com a queda do volume de produção após o período revolucionário, vendeu sua empresa.

Diz que tiveram uma experiência de vida como qualquer um; eram muito adaptáveis, tendo se sentido mais seguros e livres aqui, e sendo a maiores dificuldades, sem dúvida, a língua, a comunicação. Daniel completa, dizendo que não imagina...

Continuar leitura

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

voltar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

    voltar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

      voltar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      voltar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.

      Receba novidades por e-mail:

      *Campos obrigatórios