Seu Chaí é um cacique e também pajé que narrou a história do Maír. Uma história muito importante para o povo Ka’apor. Na história, ele narrou sobre um aleijado conhecido como Tajaren que foi atrás do Maír e vivia com o povo dos cachorros. Maír queria conhecer muito o povo Kaapor, pois ele tinha uma filha que queria oferecer em casamento para esse povo, então a chegada de Tajaren trouxe alegria para o Maír que enxergava os kaapor como parentes. Tajaren pediu para ser curado, Maír depois de lhe curar, lhe propôs um desafio.

Título: O tamu’i Chaí

Data: 19/08/2022

Local de produção: Brasil / Maranhão / Centro Novo

Personagem: Chai Kaapor Entrevistador: Entrevistador: Revisor: Nataniel Torres Autor: Museu da Pessoa Patrocionador: Vale