Facebook Info Ir direto ao conteúdo
História
Personagem: Isaías Bernardi
Por: Museu da Pessoa, 7 de junho de 2021

O sucesso da Chiquinho Sorvetes

Esta história contém:

O sucesso da Chiquinho Sorvetes

Vídeo

Meu nome é Isaías Bernardi de Oliveira, sou natural de Frutal, Minas Gerais. Nasci em 5 de fevereiro de 1961. Fiquei por 25 anos na cidade de Guaíra e já estou aqui há oito anos, na cidade de São José do Rio Preto. Meu pai é Francisco Olímpio de Oliveira, senhor Chiquinho. Minha mãe é Olímpia Bernardes de Oliveira. Meu avô era fazendeiro, criador de gado Zebu, e o meu pai deu sequência nisso. Então, ele sempre foi um sitiante, criador de gado. Plantava lavoura de abacaxi, criava gado, leite, lavouras... essa foi a atividade do meu pai.

A minha infância foi na Fazenda Cerradão, em Mato Preto, até os 14 anos de idade. Até os 14, eu estudei ali na escola rural, mesmo. Estudei até a quarta série, parei um período, aí eu mudei para a cidade de Frutal, onde eu fiz o primeiro grau e não completei o segundo. E com 18 anos eu já fui empreender, foi o início da minha carreira empresarial. Mas a infância, mesmo, foi lá na fazenda. Eu sou o décimo primeiro de uma família de 12 filhos. Então a casa, a sede da nossa fazenda, era muito grande. E à noite, toda a família se reunia. Havia uma igreja na fazenda - nós somos da Congregação Cristã -, e toda sexta-feira tinha o dia de culto, vinham os vizinhos, parentes, enchiam a nossa fazenda. Era muito bom. Eu me recordo também de levantar quatro horas da manhã para ir ajudar meu pai no curral, tirar leite. Isso aí com oito, nove anos, já estava no curral abrindo a porteira, passando os bezerros, ajudando a amarrar as vacas.

Depois, os meus irmãos foram se casando, e cada um foi mudando pra outro lugar. No fim, ficamos eu e minha irmã, os últimos. E o meu pai, preocupado com o meu futuro, propôs que eu mudasse para Frutal, para dar sequência no estudo, porque não via nenhuma perspectiva de vida ali no sítio. Então nós mudamos para a cidade e fomos discorrendo sobre o que montar lá. Chegamos à conclusão de abrir uma sorveteria, junto de uma casa de suco. Vendia...

Continuar leitura

Dados de acervo

Baixar texto na íntegra em PDF

Projeto Memórias do Comércio de São José do Rio Preto 2020-2021

Entrevista de Isaías Bernardi – Chiquinho Sorvetes

Entrevistado por Cláudia Leonor Oliveira e Luís Paulo Domingues

São José do Rio Preto, 07 de junho de 2021

Entrevista MC_HV084

Transcrita por Selma Paiva

(00:39) P1 – Bom, ‘seu’ Isaías, pra começar, eu gostaria que o senhor falasse seu nome completo, a data e o local onde o senhor nasceu.

R1 – Isaías Bernardi de Oliveira, sou natural de Frutal, Minas, eu nasci em 5 de fevereiro de 1961 e eu fiquei por 25 anos na cidade de Guaíra e já estou aqui há oito anos, na cidade de São José do Rio Preto.

(01:09) P1 - Legal. E qual é o nome do seu pai e da sua mãe?

R1 – Meu pai é Francisco Olímpio de Oliveira, senhor Chiquinho.

(01:19) P1 – Sim. E sua mãe?

R1 – Minha mãe é Olímpia Bernardes de Oliveira.

(01:29) P1 – Legal. E o senhor conheceu os seus avós?

R1 – Só minha avó. Não, meus avós paternos, sim. Meus avós paternos eu conheci meu avô e minha avó. Agora, materno, eu só conheci minha avó.

(01:46) P1 – Certo. E o senhor quer falar o nome deles, para deixar gravado na entrevista?

R1 – Meu avô paterno era Palmério, a minha avó Norberta. O meu avô materno era Joaquim, Joaquim Bernardes e a minha avó Maria. Agora, o sobrenome eu não me recordo tudo não, viu? Eu preciso pegar.

(02:21) P1 – Não tem importância. “Seu” Isaías, e o senhor sabe a origem da sua família? Eles vieram da Itália? Já eram aí do interior?

R1 – Olha, pelo nome “Bernardes” e “Oliveira” nós somos portugueses. De todos os lados que eu vejo a família, tanto a Bernardes, quanto a Oliveira, são famílias tradicionais de Portugal. Então, eu creio que sim, que a nossa descendência veio de Portugal. Agora a época, eu não puxei ainda a árvore genealógica, não.

(03:02) P1 – Sim, sim. E o senhor nasceu em Frutal, né?

R1 – Frutal, Minas.

(03:090 P1 – O senhor sabe o que seu pai e sua...

Continuar leitura

Título: O sucesso da Chiquinho Sorvetes

Data: 7 de junho de 2021

Local de produção: Brasil / São José Do Rio Preto

Personagem: Isaías Bernardi
Entrevistador: Guilherme Dias Foganholo
Autor: Museu da Pessoa

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

Essa história faz parte de coleções

voltar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

    voltar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

      voltar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      voltar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.

      Receba novidades por e-mail:

      *Campos obrigatórios