Em entrevista concedida ao Museu da Pessoa em 2008, Seu Lourenço conta sobre a vida na roça, o gosto pela música, costumes e festas tradicionais do interior do país. Do batuque de um buraco onde a comida estava enterrada surgiu a catira, ritmo que marca as festas populares do interior de São Paulo, Minas Gerais e Goiás. Lourenço conhece e conta essa história. Porém, mais do que conhecer a história da música, a música em si fez história na vida dele. Filho de uma mãe dançadeira, cresceu aprendendo sanfona e viola. Mais tarde, tornou-se músico profissional, e toca diversos instrumentos. Sempre vivendo na festa, mas a levando muito a sério, Lourenço tem muito a nos contar sobre a música e sobre a vida.

Depoimento de Lourenço Moraes da Luz Costa Entrevistado por Gustavo e Gabriel Pirenópolis, 26 de agosto de 2008 Transcrito por Quelany Vicente P/1 – Então, Seu Lourenço, primeiro: boa Tarde! R – Boa tarde! P/1 – Vou começar pedindo pro senhor falar o seu nome, o local e o ano de nasc...Continuar leitura

Título: O som do interior

Local de produção: Pirenópolis - Go