Leidinaria relata uma experiência dolorosa de sua infância: testemunhar, ainda bebê, o brutal assassinato de seu pai. Isso a obrigou a mudar de aldeia, onde foi acolhida e criada por seus avós. Seu avô, um respeitado pajé, a iniciou em seus rituais, transmitindo-lhe saberes ancestrais. A moça compartilha a sua afinidade com a natureza, destacando a sua capacidade de perceber os “horários dos peixes” e seu amor por pescar sozinha nas águas do rio da aldeia, que abrigam encantos. Após muitos anos, ela teve a oportunidade de se reunir com a irmã, a quem não via desde sua partida. Leidinaria expressa a importância do artesanato na cultura indígena, considerando-o como uma espécie de "roupa" que expressa a identidade do povo indígena. Atualmente, Leidinaria atua como professora de língua indígena, contribuindo para a preservação e disseminação da cultura de seu povo.

Título: O ritual da menina moça

Data: 19/02/2022

Local de produção: Brasil / Maranhão / Bom Jardim

Personagem: Leidinaria Silva Pereira Guajajara Entrevistador: Dailson Entrevistador: Rairizira Revisor: Nataniel Torres Pesquisador: Louyse Sousa Silva Autor: Museu da Pessoa Patrocionador: Vale