Facebook Info Ir direto ao conteúdo
História

O (re)viver da história

Esta história contém:

O (re)viver da história

Essa história vai ser muito específica. Eu não consigo acreditar o quão específica ela é capaz de ser, mas aleatoriamente, no meio dessa pandemia, em que a gente só utiliza a internet pra Todas as interações possíveis me convidaram por amigos em comum, para um evento que comemora a derrota dos nazistas na Segunda Guerra mundial e que é bem famoso em países como a Rússia. A Ucrânia não é mais famosa países do Leste Europeu em geral e aqui no Brasil a gente até tem uma data de comemoração por que as forças expedicionárias brasileiras participaram com os pracinhas, Mas não é tão famoso. Me chamaram para ser uma das brasileiras que ia fazer a comemoração virtual, porque é um evento que é tão importante que, mesmo se você tiver uma pandemia, a ideia você representar essa ideia e aí me mandaram bandeiras comemorando a vitória e tive a oportunidade de tirar fotos e discutir história com um monte de gente. Pessoas que sobreviveram à guerra, tudo virtualmente e até pessoas mais idosas participaram porque eram filhas dessas pessoas sobreviventes ou eram os próprios pracinhas comentando sobre isso e sobre desafios que eles enfrentam hoje em dia, porque vários sobreviveram até a época da ditadura militar e foram perseguidos pelo governo porque eles sabiam bem como fascismo não era uma coisa aceitável, então eles não se dobraram aos militares e depois disso eu criei uma rede com muitas pessoas, por todo o Brasil e até pelo mundo que se interessavam pelo assunto, me convidaram para participar de grupos de descendentes de pessoas no Leste Europeu. E aí fizeram um processo seletivo para ter aulas de russo gratuitas pela internet. Pessoas de todo o Brasil poderiam participar. Eu consegui passar, tinha que responder um formulário com perguntas bem complexas sobre a Rússia, eu achei que não fosse dar certo e eu passei e agora to tendo essas aulas pelo Microsoft não pelo Google Meets todo sábado, duas horas, mas acaba durando...

Continuar leitura
Palavras-chave: história, passado, conexão

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

Essa história faz parte de coleções

voltar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

    voltar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

      voltar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      voltar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.

      Receba novidades por e-mail:

      *Campos obrigatórios