Facebook Info Ir direto ao conteúdo
História
Por: Museu da Pessoa, 30 de novembro de -0001

O quintal de meu pai

Esta história contém:

O quintal de meu pai

Vídeos (2)

Navegue horizontalmente pra acessá-los

intal de meu pai” Papai conquistou mamãe, de uma certa forma, cantando. Tinha o coral Congrego Mariano, inclusive os Congregados Marianos cantaram no casamento dos dois, foi uma coisa linda, maravilhosa. E ele tocava violão e fazia seresta, ele fazia seresta para ela e tudo. Conquistou mamãe desse jeito, papai era seresteiro, minhas cantigas de ninar foram de seresta. Eu vivia no colo do papai e papai cantava aquelas músicas, eu aprendi essas músicas antigas todas, do Nélson Gonçalves, Vicente Celestino, essas músicas todas assim de que ele gostava... “Amo-te muito”, tudo. Ele cantava comigo no colo e eu cresci ouvindo essas músicas. Depois ele foi participar de um grupo de seresta, que ele solava divinamente, a coisa mais maravilhosa, mas ele não sabia acompanhar, resolveu aprender a acompanhar com a professora. Entrou na escola, conheceu um monte de gente, fez um grupo de seresta e todo aniversário dele, que era 14 de junho, ele fazia aqui e era feito com essa turma toda no quintal: bandolim, cavaquinho, violão, viola, pandeiro. Vinham os amigos dele da igreja, porque ele era Ministro da Eucaristia, não é? Vinha todo mundo para cá e fazia esse aniversário dele. Eu sinto que esse quintal tem uma energia muito grande. Toda vez que eu preciso, assim, sentir mesmo, me ver, voltar para mim, eu sento ali, às vezes, naquele quintal, e fico olhando lá. Somente à noite fico lá, caladinha, observando, observando, pensando: “Meu Deus, quantas histórias esse quintal tem”. De alegria e de tristeza, não é? Ali mamãe fazia, também, fogueirinha de São João, de Santo Antônio, o papai colocava batata-doce para assar debaixo da fogueirinha. Ainda podia colocar fogueirinha, assim, não é? Porque não tinha vizinho para reclamar, era mato ali, mato no Sul... Então, colocava a fogueirinha e colocava batata-doce. Era gostosa a batata-doce assada na fogueira, era gostosa. Ali a gente brincava de roda, brincava de tudo... Colocava palco, tudo era...

Continuar leitura

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

Essa história faz parte de coleções

voltar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

    voltar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

      voltar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      voltar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.

      Receba novidades por e-mail:

      *Campos obrigatórios