Facebook Info Ir direto ao conteúdo
História
Por: Ana Eliza Barreiro, Museu da Pessoa, 5 de abril de 2021

O pulo do gato!

Esta história contém:

O pulo do gato!

Vídeo

Meu nome é Daniel Ferreira de Freitas, eu nasci em Palestina, um município aqui ao lado de São José do Rio Preto. Na verdade, nasci num distrito ao lado, que se chamava Guarda-Mor, e hoje se chama Jurupeba. Nasci em 15 de novembro de 1939. Meus pais são João Batista Ferreira e Elidia de Freitas Batista.

O meu avô paterno morava em Bebedouro, mas depois ele fez uma caravana, uma verdadeira odisseia, e foi com a família pra Noroeste do Brasil, uma cidadezinha que a ferrovia Noroeste do Brasil estava criando. E ali ele fez a abertura de uma fazenda, no meio dos índios e no meio de todas as adversidades da época: maleita, malária...

Já o meu avô materno é paulistano. Ele era funcionário do Correio aí em São Paulo, ganhou um dinheirinho e tinha uns parentes que já tinham adentrado pelo sertão. Na época, a Araraquarense era sertão bravo. E aí ele comprou um pedaço de terra ao lado de Rio Preto, num distrito que se chamava Borboleta e hoje se chama Bady Bassitt. Ali ele fez a abertura da mata e plantou café - foi cafeicultor por muito tempo, um dos melhores produtores de café daquela região. Já o meu pai era o filho caçula do meu vô Manoel, e minha mãe era a quarta filha ou quinta, de um número de dez. E também foi criada ali, na região de Bady Bassitt. Casaram-se e foram abrir sertão nessa região de Palestina: derrubar mata e plantar algodão, café, fazer sua agricultura ali. E foi onde eu nasci.

Mas eu saí de Palestina aos meus seis anos e vim pra São José do Rio Preto, onde permaneço até hoje. Meu pai resolveu se mudar pra Rio Preto, porque naquela região não tinha escola, e ele queria dar oportunidade pra gente estudar. Foi o maior investimento da vida dele.

Nós fomos para o bairro da Boa Vista, que era periferia na época, incialmente numa casinha alugada. Depois foi passo a passo: comprou um terreninho mais na periferia ainda e lá construiu a casinha, como a gente vê acontecer hoje na periferia de todas as grandes...

Continuar leitura

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

Essa história faz parte de coleções

voltar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

    voltar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

      voltar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      voltar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.

      Receba novidades por e-mail:

      *Campos obrigatórios