Facebook Informações Ir direto ao conteúdo
História

Outra época de muita saudade é o tempo em que morei muito próximo da praia. Nessa ocasião eu passava todo meu tempo livre tomando banho de mar e tentando capturar os peixinhos que ficavam retidos em pequenos lagos quando a maré baixava. Ou então, ia para as jangadas que ficavam ancoradas um pouquinho longe da praia.

Lembro-me que num desses dias eu me distraí e não me dei conta da distância que já havia adentrado no mar. De repente me vi em situação perigosa, quase não conseguia ver terra. O céu escurecia. A chuva se aproximava. Era hora de voltar, eu pensei. Mas quando eu dava algumas braçadas em direção à praia, parecia que o mar puxava-me de volta. Foram várias braçadas. Já me sentia exausto e o pânico parecia apoderar-se de mim.

Então parei, descansei por algum tempo enquanto boiava. Quando olhei para a praia, percebi que estava mais distante que antes. Foi quando resolvi apenas bater os pés enquanto boiava, e fiz isso por um bom tempo, sempre em direção à praia. Que sufoco. Enfim, consegui chegar até onde as ondas se formavam, e de onda em onda cheguei à terra firme. Nunca mais me atirei ao mar daquela maneira, mas o mar ainda me fascina.

Palavras-chave: saudade, praia, mar, perigo de vida

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

fechar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

Informações

    fechar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

    Informações

      fechar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      fechar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.