Facebook Informações Ir direto ao conteúdo
História

O nordeste do meu coração

Esta história contém:

O nordeste do meu coração

Meu nome é Dalvaci Araujo Porto Santiago. O meu pai, David, era viúvo e tinha cinco filhos quando conheceu a minha mãe, Alcinda. Eles se conheceram, namoraram e logo se casaram.

Nasci em Catolé do Rocha na Paraíba, em 14 de junho de 1961, mas, fui registrada em 18 de agosto de 1961.

Meu pai era mecânico de automóveis e minha mãe, costureira. Eles tiveram 4 meninas. Ao todo, somos 9 filhos. Manuel, José, Mauricio, Manassés, Inácia, Edna, Edilsa, Elisabete e eu.

Migramos para Mossoró/RN em 1966, onde nasceu Bebel, a minha irmã caçula. Meu pai tinha uma oficina mecânica. Ao lado da oficina ele tinha um armazém que comercializava vinagre, óleo, álcool e cachaça. Uma brincadeira que eu gostava era de brincar com as minhas amigas de desfile Miss Brasil. Meu pai nos alfabetizou em casa.Tinha 5 anos quando fui à escola pela primeira vez. O nome da professora era Dona Tica. A escola era numa casinha bem pequena que tinha um tamarindeiro enorme no quintal. A nossa educação de casa valorizava muito os estudos. Desde cedo nos integrávamos às tarefas domésticas. As meninas ajudavam nas atividades de casa e os meninos na oficina, ajudando meu pai, de forma que todos aprendessem o gosto pelo trabalho e adquirissem um ofício.

Manoel é o meu irmão mais velho e hoje tem 72 anos. No final da década de 60, Manuel foi morar em Jequié, no semiárido da Bahia. Ele gostou da região e achou que era um bom lugar para a família se estabelecer. E a convite dele, toda a família migrou prá lá. Morávamos numa casa com um grande quintal, na beira do Rio de Contas. À noite brincávamos na rua as cantigas de roda, boca-de-forno, picula, esconde-esconde, baleado, pular corda... Na adolescência, eu e minhas amigas,tínhamos o costume de ir para a matinê do cinema, aos domingos, assistir aqueles faroestes italianos. Foi numa sessão de cinema que eu conheci meu primeiro namorado.

Meu irmão José, saiu de casa em 1958. Após 39 anos sem contato...

Continuar leitura
Palavras-chave: aprendizado, migração, vida
Fechar

Aniversário do Ciranda

Dados da imagem Aniversário do Ciranda

Período:
Ano 2011

Imagem de:
Dalvaci Araujo Porto Santiago

História:
O nordeste do meu coração

Tipo:
Fotografia

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

fechar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

Informações

    fechar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

    Informações

      fechar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      fechar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.