Facebook Info Ir direto ao conteúdo
História
Por: Museu da Pessoa, 24 de outubro de 1994

O negócio que impulsionou o Itaim Bibi

Esta história contém:

O negócio que impulsionou o Itaim Bibi
fechar

Casal da classe

Francisco Sala Montserrat em foto tirada no Grupo Escolar H. Giner de Los Rios.

período: Ano 1935
local: Espanha / Barcelona
crédito: Acervo Pessoal
tipo: Fotografia
Palavras-chave:

La guardería

Francisco (fila do meio, de pé na cadeira) junto à senhora Soto e outros alunos do jardim de infância, que na Espanha era chamado de "guardeira", porque as crianças ficavam lá enquanto suas mães trabalhavam.

período: Ano 1936
local: Espanha / Barcelona
crédito: Acervo Pessoal
tipo: Fotografia

Casal de sócios

Dolores e Andrés, os donos da Casa Calvo, que vendia vestidos e roupas. Mais tarde, o casal faria sociedade com Francisco Sala Montserrat para fundar a fábrica e loja Franita.

período: Ano 1960
local: Brasil / São Paulo / São Paulo
crédito: Acervo Pessoal
tipo: Fotografia

O direito de ir e vir

A família de Francisco Sala Montserrat - Nuri, Montserrat Sala Montserrat, Francisco Sala Montserrat e Oscar - em frente ao Ministério do Exército espanhol, onde foram pedir permissão para imigrar para o Brasil.

período: Ano 1951
local: Espanha / Barcelona
crédito: Acervo Pessoal
tipo: Fotografia

O corte de tecidos

Francisco Sala Montserrat corta tecidos na fábrica da Franita, que ficava na Rua Arminda, próxima à loja da Avenida Santo Amaro.

período: Ano 1963
local: Brasil / São Paulo / São Paulo
crédito: Acervo Pessoal
tipo: Fotografia

Dados de acervo

Baixar texto na íntegra em PDF

Depoimento de Francisco Sala Montserrat

Entrevistado por Cláudia Leonor e Marina D'Andrea

Estúdio da Oficina Cultural Oswald de Andrade

São Paulo, 24 de outubro de 1994

Transcrita por Carlos Alberto Torres de Mattos

P - Eu queria que o senhor começasse me dizendo seu nome completo, local e data de nascimento.

R - Meu nome é Francisco Sala Montserrat, nasci em Barcelona, na Espanha, no ano de 1931.

P - E o nome e local de nascimento de seus pais?

R - Também Barcelona. Meu pai se chamava Francisco Sala e a minha mãe Benita Montserrat.

P - Certo. E os seus avós, o senhor lembra?

R - Minha avó se chamava Josefa Sitges e meu avô Francisco Sala, também, de um lado. O outro avô se chamava Miguel Bieto e a minha avó Alberta Montserrat.

P - Certo. E descreve pra nós, seu Francisco, o bairro que o senhor morava, como é que era a cidade?

R - Maravilhoso. A cidade de Barcelona estava crescendo e fizeram um bairro após o morro né? Mas, não morro como tem no Brasil, era uma colina cheia de pinheiros. Então não havia poluição, não passavam automóveis, as pessoas não tinham televisão, rádio, as pessoas vivíamos juntos né e as crianças..., as casas eram pequenas era um bairro pobre. Como disse, meu pai era sapateiro e minha mãe era tecelã. Então a rua era um prolongamento da nossa casa e aqueles pinheiros eram lugar muito bom para a criança desenvolver a fantasia, correr é... se imaginar assim num cenário de faroeste ou de aventuras, né? E a escolinha era muito boa, ficava próxima, no mesmo bairro, então, mesmo os meninos que brincavam com a gente na rua éramos colegas da escola e acho que a vida naquele tempo era muito melhor. As pessoas precisavam uns dos outros. Então, quando meu pai, à noite, chegava do serviço, ele jantava e saia pra rua, sentava na calçada, conversava com o pai de meu amigo, com o pai de meu vizinho. Então eu via os pais contar adivinhações, histórias antigas de lobos e de bandidos do interior da...

Continuar leitura

Título: O negócio que impulsionou o Itaim Bibi

Data: 24 de outubro de 1994

Local de produção: Brasil / São Paulo / São Paulo

Entrevistador: Cláudia Leonor
Entrevistador: Marina D'Andrea
Autor: Museu da Pessoa

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

voltar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

    voltar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

      voltar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      voltar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.

      Receba novidades por e-mail:

      *Campos obrigatórios