História
Personagem:
Por: , 27 de novembro de 1993

O nascimento do SPFC

Esta história contém:

O nascimento do SPFC
fechar

Lysandro

Lysandro com 78 anos na Oficina Cultural Oswald de Andrade, no dia da entrevista em vídeo. Dia 27 de novembro de 1993

período: Ano 1990
local: Brasil / São Paulo / São Paulo
imagem de: Lysandro Bartholo
crédito: Márcia Zoet
tipo: Fotografia

Clube

O estádio do Morumbi foi inaugurado em dois de outubro de 1960, com 30 vãos completos. Foi concluído oficialmente em 1970 com capacidade para 150 mil pessoas. O jogo inaugural foi entre SPFC e Sporting, sendo que o Peixinho marcou o gol de inauguração para o São Paulo. Apesar da chuva, 80 mil pessoas vibraram o Morumbi.

período: Ano 1960
local: Brasil / São Paulo / São Paulo
imagem de: Lysandro Bartholo
crédito: Acervo Pessoal
tipo: Documento

Mapa Bartholo

Mapa de Lysandro Bartholo.

imagem de: Lysandro Bartholo
crédito: Acervo Pessoal
tipo: Mapa

Entrevista em vídeo

Imagem capturada da entrevista em vídeo.

período: Ano 1993
local: Brasil / São Paulo / São Paulo
imagem de: Lysandro Bartholo
crédito: Acervo Pessoal
tipo: Fotografia

Dados de acervo

Baixar texto na íntegra em PDF
Projeto: História em Multimídia do São Paulo Futebol Clube
Depoente: Lysandro Bartholo
Entrevistado por: Marina, Cláudia e Itamar
São Paulo, 27 de novembro de 1993
Entrevista nº 004
P - Seu Bartholo.
R - É "Bártholo". Eu gostei de falar porque me chamam de "Barthôlo" e eu não sou "Barthôlo" eu sou "Bártholo", com acento no "A". E eu costumo brincar e dizer que o "Barthôlo" é o da flauta, sabe?
P - Por favor, diga então o seu nome completo, data de nascimento e local.
R - O meu nome é Lysandro Bartholo, data de nascimento é 2 de janeiro de 15, ontem. Eu nasci em Ubatuba, no estado de São Paulo.
P - Nome do Sr. seu pai, sua mãe.
R - Meu pai é Luiz Augusto Bartholo,a minha mãe Amélia Maria Bartholo.
P - E profissão do seu pai?
R - Profissão, ele era comerciante.
P - O Sr. passou a sua infância em Ubatuba?
R - Não, não, eu passei a minha infância aqui em São Paulo. Eu fui criado no Ipiranga. Eu vim muito cedo de Ubatuba pra São Paulo. Eu vim muito cedo que o meu pai deixou o emprego que ele tinha lá em Ubatuba e veio pra São Paulo, e veio se estabelecer aqui, se estabeleceu aqui na Rua João Teodoro, aqui perto. E ele montou mesmo em frente da Rua João Teodoro, quando eu passava por ali, a minha mãe me apontava, dizia: "Olha, meu filho. Aqui que nós tivemos um armazém, era em frente aquele portão que dá pra cozinha do quartel ali." Porque tem um quartel aqui na esquina. Então, o meu pai veio pra São Paulo, a minha mãe ficou. E eu tinha dias, um mês, um mês e pouco, e fui criado aqui em São Paulo, no Ipiranga.
P - E como era o bairro nessa época, Sr. Bartholo?
R - O bairro era um bairro pra fim de semana, o Ipiranga. Era um fim de semana ainda. Estavam começando a fazer a estrada velha São Paulo-Santos, ainda tinha lá no Sacomã, ainda tinha um arco pra gente passar, tudo, ia pela estrada velha. O Ipiranga era um bairro... e nós fomos morar lá por causa disso. N...Continuar leitura

Título: O nascimento do SPFC

Data: 27 de novembro de 1993

Local de produção: Brasil / São Paulo / São Paulo, Sp

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

Essa história faz parte de coleções

voltar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

    voltar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

      voltar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      voltar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.

      Receba novidades por e-mail:

      *Campos obrigatórios