Facebook Informações Ir direto ao conteúdo
História
Por: Museu da Pessoa, 25 de janeiro de 2007

O marujo do Dom Jackson

Esta história contém:

O marujo do Dom Jackson

Vídeo

Meu nome é Reinaldo Teixeira da Silva, moro em Maués, nasci em 1970. Tenho 30 anos de idade, sou marujo do barco Don Jackson. Eu nasci em Parintins. Eu fiquei lá até os 16 anos em Parintins. Eu fui criado pela a minha avó. Os meus pais, a minha mãe veio pra cá para Maués com o companheiro dela e o pai eu não conheci, não. O meu pai verdadeiro eu não conheci.

A minha avó era aposentada. Trabalhava pra cá, pra ali, pra cá e pra ali, negócio de bico quando aparecia. É um trabalhinho qualquer. Até que eu vim embora. Completei os 16 anos e vim embora pra cá para Maués. E depois que eu provei do guaraná, eu não voltei mais pra Parintins. Provou do guaraná, não volta mais. Está encantado por Maués.

Em Parintins, estudava. Eu vendia negócio de doce, picolé em vez por aí pelas festas que tinham. O trabalho era esse que a gente fazia. Eu mudei pra Maués porque eu vim atrás da minha mãe.

Quando eu cheguei aqui em Maués, eu andava pra cá, pra ali atrás de trabalho até que eu encontrei um trabalho. Eu trabalhava do outro lado, na Vera Cruz, travessia de Maués. Trabalhava lá e arrumei trabalho lá numa granja. Esse cara se deu bem comigo e eu, como era um cara de trabalho, me botou pra tomar conta do gado dele. E passei uns cinco anos tomando conta do gado dele e depois eu enjoei de trabalhar na fazenda e vim pra cá para Maués e de novo arrumei trabalho num barco. Trabalhei no PP, trabalhei seis meses no PP e agora eu estou trabalhando no Don Jackson.

Quando chega aqui, a gente tem que estar atento a tudo, principalmente nos passageiros, porque tem que tratar bem eles e pegar a mala. Quando chega qualquer coisa, precisando qualquer coisa e chegar com a gente, a gente ajuda. Chega em Itacoatiara, tem que desembarcar, embarcar. O trabalho aqui é esse. Durante a viagem servir na cozinha lá, ajudar a servir, a limpar tudo, dar uma “geral” na limpeza do barco, o banheiro. Limpo o porão, ajudo a pegar o comando às vezes. Quando o...

Continuar leitura
Fechar

Reinaldo Teixeira da Silva

Dados da imagem Homem sentado em um píer. Há o oceano; árvores e casas ao fundo.

Período:
Ano 2007

Local:
Brasil / Amazonas / Maués

Imagem de:
Reinaldo Teixeira da Silva

História:
O marujo do Dom Jackson

Crédito:
Acervo Pessoal

Tipo:
Fotografia

Palavras-chave:
homem, pier, oceano, árvores, casas

Homem sentado em um píer. Há o oceano; árvores e casas ao fundo.

Reinaldo Teixeira da Silva

Dados da imagem Homem sentado em um píer. Há o oceano; árvores e casas ao fundo.

Período:
Ano 2007

Local:
Brasil / Amazonas / Maués

Imagem de:
Reinaldo Teixeira da Silva

História:
O marujo do Dom Jackson

Crédito:
Acervo Pessoal

Tipo:
Fotografia

Palavras-chave:
homem, pier, oceano, árvores, casas

Homem sentado em um píer. Há o oceano; árvores e casas ao fundo.

Dados de acervo

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

fechar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

Informações

    fechar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

    Informações

      fechar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      fechar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.