Facebook Info Ir direto ao conteúdo
História
Personagem:
Por: ,

O último artesão da pesca

Esta história contém:

O último artesão da pesca

Aurélio Osvaldo Silva

Aurélio Osvaldo Silva nasceu em 1959 e viveu toda sua vida em Imbituba.

Teve uma infância pobre, com pouco carinho dos pais. Começou a trabalhar logo cedo, aos 9 anos, e frequentou pouco a escola. Naquele tempo, existiam muitos castigos, tinha pouca merenda e raros eram os materiais escolares. Brinquedos ele mesmo fabricava, como perna de pau, pião, bilboquê. E adorava a lagoa e a pesca.

Lembrou de seu pai com orgulho, dele indo trabalhar na cerâmica. Para ir ao centro, ele usava uma bicicleta muito velha, os pneus eram cheios de trouxas de pano no lugar da câmara. Não se recorda de o pai ter faltado um dia sequer ao trabalho.

Quando adolescente, apaixonou-se por Tomázia e, para ficar com ela, teve que enfrentar seu pai, que era contra o namoro porque ela já tinha um filho. Ele até lhe ofereceu uma moto para que desistisse do chamego, mas ele não aceitou e acabaram se casando. Viveram muitos anos juntos, mas ela morreu jovem e deixou seu Aurélio com os filhos pequenos. Mais tarde, casou-se novamente, e vive com sua esposa até hoje.

Seu Aurélio contou sobre o boitatá, um monstro que vivia na lagoa e aparecia durante as noites de pescaria. Também teve um dia inesquecível, quando pescou um peixe chamado miraguaia, de 25 kg. Todos queriam comprar, porém ele não quis vender.

Seu Aurélio é um dos últimos artesãos que fabricam tarrafas, balaios e berimbaus, materiais utilizados para pesca artesanal. Diz que é triste ver os jovens desinteressados em aprender sobre os costumes antigos.

Ele ama tanto a pesca e a lagoa que, quando morrer, quer que sua alma fique lá para sempre.

Excerto editado a partir do texto coletivo dos alunos da professora Márcia Motta Costa dos Santos, da Emeb Hermínia de S. Marques.

fechar

Projeto Memória Local na Escola - Imbituba, 2015

período: Ano 2015
local: Brasil / Santa Catarina / Imbituba
tipo: Fotografia

Dados de acervo

  • Vídeo na íntegra
    (não disponível)

  • Áudio na íntegra
    (não disponível)

  • Texto na íntegra
    (não disponível)

  • Ficha técnica
    (não disponível)

Título: O último artesão da pesca

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

Essa história faz parte de coleções

voltar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

    voltar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

      voltar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      voltar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.

      Receba novidades por e-mail:

      *Campos obrigatórios