Facebook Info Ir direto ao conteúdo
História

Hélio Soares Martins

Hélio Soares Martins tem 69 anos de idade, nasceu no dia 04 de fevereiro de 1946. É filho de José Soares Martins e Zulma Soares Martins. Tem 5 irmãos, sendo três homens e duas mulheres. Seu Hélio nasceu e passou sua infância em Imbituba no centro da cidade na Rua Nereu

Ramos. Na época, era uma rua calma e segura, local onde brincava com seus amigos, de taco, bolinha de gude e de pião.

Sobre sua juventude, Seu Hélio falou que sentia saudade, pois naquela época Imbituba era bem tranquila, todos se conheciam, e as casas ficavam sempre abertas. Lembrou da Granja Henrique Lage, local de comércio de frangos, ovos e de emprego para muitas famílias da cidade. Ele passou sua juventude morando na mesma rua onde nasceu e foi lá que ele conheceu sua esposa, pois a cidade era pequena e todos passavam pela rua Nereu Ramos.

Nesta rua tinha um cinema que ficava em frente à sua casa, local de diversão da cidade. Depois de algum tempo de namoro, Seu Hélio resolveu roubar sua esposa e levá-la para morar com ele; casaram-se e tiveram quatro filhos, um deles já é falecido. Seu Hélio nos disse que a morte de seu filho foi o fato mais marcante em sua vida. Seu Hélio trabalhou na Companhia Docas de Imbituba até se aposentar. Contou que ele preparou o tanque que foi usado para derreter o óleo da ultima baleia que foi caçada em Imbituba. Também disse que os guindastes do porto puxavam as baleias até a praia depois de mortas para que os pescadores pudessem cortar e derreter seu óleo. Seu Hélio ficava triste, ele sabia que era um trabalho dos pescadores, mas era muito triste ver uma baleia morta na praia. Hoje, ele fica feliz quando vai à praia da Ribanceira observar as baleias que vem para Imbituba visitar.

Excerto editado a partir do texto coletivo dos alunos do 4º ano, professora Sandra Pereira da Costa.

Escola Municipal Professora Belarminda de Souza Pires.

fechar

Projeto Memória Local na Escola - Imbituba, 2015

período: Ano 2015
local: Brasil / Santa Catarina / Imbituba
tipo: Ilustração

Projeto Memória Local na Escola - Imbituba, 2015

período: Ano 2015
local: Brasil / Santa Catarina / Imbituba
tipo: Ilustração

Projeto Memória Local na Escola - Imbituba, 2015

período: Ano 2015
local: Brasil / Santa Catarina / Imbituba
tipo: Ilustração

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

Essa história faz parte de coleções

voltar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

    voltar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

      voltar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      voltar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.

      Receba novidades por e-mail:

      *Campos obrigatórios