Facebook Info Ir direto ao conteúdo
História
Personagem: Helio Sereno Silva
Por: Museu da Pessoa, 15 de abril de 2016

O interior do Brasil

Esta história contém:

O interior do Brasil

Vídeo

Meu nome civil é Helio Sereno Silva, o artístico é Helio Simon. Eu nasci no dia três de novembro de 1946. Eu sou carioca, da Tijuca. Minha mãe era cigana, era filha de cigano com africano, meu pai era descendente de árabes. Meus avós nasceram na cidade de Ankara, Turquia, meu pai era descendente de português. Eles mexiam com fazendas, eram pessoas ligadas a fazendas, animais, gado, tal. Meu pai era comerciante, tinha comércio, ele foi um dos primeiros a ter loja na rua da Alfândega. Ele começou a se envolver em jogo e foi à falência. Com o meu tio, eles montaram um cassino. Eles ganharam muito dinheiro e também perderam, porque naquela época, o jogo era muito perseguido. Aí depois, ele casou, aí foi ser um comerciante comum… Ele foi à falência, eu saí de casa cedo… Os meus avós trabalhavam com ouro, o cigano só trabalhava com ouro. Então, eles tinham casas em que eles negociavam as antiguarias, ele ia para esses interiores de fazenda e ele comprava essas estátuas antigas de madeira que os escravos faziam, então, ele vendia a preço exorbitante, ele ficou muito rico. Minha mãe nunca foi uma mulher submissa. pai era um homem muito malandro, muito esperto, entendeu? Era um homem que tinha muitas amantes, mas ninguém sabia.

Eu tive uma educação mais dentro de um seminário, eu me formei. Na infância, brincávamos de bola de gude, pipa. Eu gostava muito de reunir grupos de crianças e ler, quando já estava em fase de leitura, e ler. E eu tinha uma coisa comigo nessa idade da infância que você fala de seis anos, sete, tem sempre um mais velho que sabia ler e não sei como aquilo surgia da minha cabeça, eu falava assim: “Lê isso e a gente vai fazer aqui uma brincadeira”, que hoje a gente fala uma dramatização, um jogo dramático.

Fui amigo de Erasmo Carlos, Tim Maia, Jorge Ben Jor. Na Tijuca, morei até os 17 anos. Eu sempre fui envolvido com rádio, então, eu estava sempre na Rádio Mayrink Veiga, na...

Continuar leitura

Dados de acervo

Baixar texto na íntegra em PDF

Retiro dos Artistas

Depoimento de Helio Simon

Entrevistado por Rosana Miziara

São Paulo, 15/04/2016

Realização Museu da Pessoa

RDA_HV11_Helio Simon

Transcrito por Karina Medici Barrella

P/1 – Helio, você pode falar seu nome completo?

R – Meu nome civil, não artístico, é Helio Sereno Silva, meu nome no meio da arte é Helio Simon.

P/1 – Qual é a sua data de nascimento?

R – Eu nasci no dia três de novembro de 1946, aliás, foi dia dois, mas marcaram para o dia três, então sou do dia três de novembro de 1946.

P/1 – Em que cidade você nasceu?

R – Eu sou carioca, da Tijuca,

P/1 – Seus pais são da Tijuca, Rio de Janeiro?

R – Não, minha mãe era cigana, era filha de cigano com africano, meu pai era descendente de árabes, ele nasceu… meus avós nasceram na cidade de Ankara, na Turquia, minha avó de Ankara, na Turquia, meu pai era descendente de português.

P/1 – Por parte de pai?

R – Por parte de pai.

P/1 – O quê que seus avós por parte de pai faziam?

R – Meus avós por parte de pai, naquela época, quando vieram para o Brasil, eles mexiam com fazendas, eram pessoas ligadas a fazendas, animais, gado, tal. Então, a minha mãe e o meu pai foram muito ligados a isso e o meu pai era comerciante.

P/1 – Ele tinha comércio do quê?

R – Ele tinha comércio, quando começou a rua da Alfândega, ali o Saara, ele foi um dos primeiros a ter loja na época. E por motivo de tempo, tempo passando, ele começou a se envolver em jogo e tal e foi à falência. Mas a falência dele foi ter uma vilaa de casa, naquela época, que na época, eu nem tinha nascido, tô dizendo aí de solteiro, ele chegou a ter na falência dele, teve uma vila de casas na baixada fluminense, no lado de Nilópolis, ele era banqueiro, bicheiro, tal, uma pessoa ligada a…

P/1 – Seu pai?

R – Meu pai.

P/1 – Era bicheiro?

R – Não, ele tinha assim, um conhecimento com o jogo. Ele teve na época dele, ele juntamente com o meu tio, eles...

Continuar leitura

Título: O interior do Brasil

Data: 15 de abril de 2016

Local de produção: Brasil / Rio De Janeiro

Personagem: Helio Sereno Silva
Autor: Museu da Pessoa

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

Essa história faz parte de coleções

voltar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

    voltar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

      voltar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      voltar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.

      Receba novidades por e-mail:

      *Campos obrigatórios