Facebook Info Ir direto ao conteúdo
História
Por: Museu da Pessoa, 19 de setembro de 1994

O homem do Mappin

Esta história contém:

O homem do Mappin
fechar

Bons funcionários

Alberto José Alvese, Vicente Guastelli Neto e Valeriano Antônio Occialini, funcionários homenageados pelo tempo de serviço que haviam prestado ao Mappin.

período: Ano 1956
local: Brasil / São Paulo / São Paulo
história: O homem do Mappin
crédito: Acervo Pessoal
tipo: Fotografia

Prata da casa

Carlos Antônio Rocca homenageia Vicente Guastelli Neto, que completou 50 anos de serviços prestados ao Mappin.

período: Ano 1982
local: Brasil / São Paulo / São Paulo
história: O homem do Mappin
crédito: Acervo Pessoal
tipo: Fotografia

Coquetel dos campeões

Guastelli em coquetel oferecido aos jogadores de futebol campeões da Copa do Mundo. Em pé: Hélio, Zito, n.i., Jorge Cury, Pepe, n.i., Gilmar, Periscinoto, Arnaldo Padovan, Guastelli e n.i. Agachados: Paulo, Orlando, Gilmar Guazelli e Pelé.

período: Ano 1958
local: Brasil / São Paulo / São Paulo - Sp
história: O homem do Mappin
crédito: Acervo Pessoal
tipo: Fotografia

Dados de acervo

Baixar texto na íntegra em PDF

Depoimento de Vicente Guastelli Netto

Entrevistado por Márcia Ruiz e Cláudia Leonor

Estúdio da Oficina Cultural Oswald de Andrade

São Paulo, 01 de novembro de 1994

Transcrita por Teresa Furtado

P - Então, eu gostaria que o senhor começasse, é, dizendo para a gente o nome completo do senhor, onde o senhor nasceu e que dia.

R - Meu nome é Vicente Guastelli Neto. Eu nasci em São Paulo, no dia 30 de setembro de 1914. E a rua em que eu nasci: na Rua Itambé, esquina com a rua lá que dá para o Cemitério da Consolação. A Rua Itambé é a rua da escola Mackenzie, que naturalmente já existe há muitos anos e é famosa. Inclusive os meus netos, principalmente três deles, estudaram lá nesse colégio. E minha neta formou-se inclusive advogada pela, por essa escola, Mackenzie.

P - Seu Guastelli, e o nome dos pais do senhor, onde eles nasceram?

R - O nome do meu pai é Afonso Guastelli. Ele, nascido na cidade de Bizona, na Itália. Vieram para cá meus avós e ele, naturalmente, meu pai, que é natural da Itália, veio também com... menino, com poucos anos de idade, não posso precisar bem a idade, mas com poucos anos de idade. Aí, ele conheceu aqui minha mãe, que é, ela é de nacionalidade espanhola, nasceu na cidade de Málaga, aqui se conheceram e casaram. E desse casamento resultou nascimento de cinco filhos. Sendo que eu, o mais velho. O meu pai foi assassinado num campo de futebol. Ele era o presidente do Clube União Minas, e um dos irmãos jogava no time que meu pai era presidente. E às tantas, no decorrer do jogo, houve uma briga entre meu tio e um componente do outro quadro e dessa briga, meu pai foi separar, e levou uma punhalada do pai do que estava brigando com o meu tio, irmão do meu pai. E eu fiquei órfão com sete anos de idade. E o menor, dos cinco, tinha dois meses e quatro dias. E daí começou a minha infância difícil. Minha mãe, que nunca tinha trabalhado, aí passou a trabalhar em fábrica de calçados, que é a profissão...

Continuar leitura

Título: O homem do Mappin

Data: 19 de setembro de 1994

Local de produção: Brasil / São Paulo / São Paulo

Entrevistador: Cláudia Leonor
Transcritor: Teresa Furtado
Autor: Museu da Pessoa

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

Essa história faz parte de coleções

voltar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

    voltar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

      voltar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      voltar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.

      Receba novidades por e-mail:

      *Campos obrigatórios