Facebook Info Ir direto ao conteúdo
História
Por: Museu da Pessoa, 27 de julho de 2021

O Gato está fazendo falta

Esta história contém:

O Gato está fazendo falta

Vídeos (2)

Navegue horizontalmente pra acessá-los

Eu sempre gostei de costurar, desde nova, desde pequena. Eu ia lá em Bonsucesso no Chepinha, que só vendia tecido, eu comprava tecido ali e eu mesmo fazia minha roupa.

Fazia roupa até pra minha mãe.

Fazia vestidinho, que minha mãe gostava muito de vestido, mas tinha que ter um babadinho aqui e tinha que ter bolso, tinha que ter bolso do lado. Eu fazia.

Eu fazia a mão mesmo, fazia uns vestidinhos depois para os meus filhos

É, fazendo roupinha de boneco eu aprendi.

Até hoje todo mundo vai lá em casa pedir para eu fazer bainha, me pede para fazer pence, pede para eu botar fecho ecler, tudo na mão e não solta não, é que nem máquina. Só que agora que a minha vista está meio...que estou fazendo até o tratamento da vista.

Antigamente não era ‘Gato’, era Unidos de Nova Holanda, começou assim Unidos de Nova Holanda, era do Devanir, o presidente era o Devanir de Oliveira que mora ali na Principal, perto da padaria, ele que era o dono do bloco, e o bloco da gente não era ali, era lá no campo de futebol, depois que passaram para cá, aí o Devanir ficou muito doente, que ele andava muito...e ele era casado com a Edite, a Edite falou “ou o bloco ou eu”. A mulher dele falou, ele teve que sair. Aí entrou outro presidente, era seu Manuel que botou o nome de Gato

Porque na época não tinha mais couro, eles pegavam gato dos outros para poder tirar o couro.

Nós saímos para desfilar daqui, o caminhão levava as pessoas todas arrumadas, já tem outras pessoas que deixaram para se arrumar lá, botava roupa dentro do saco e ia se arrumar lá na cidade.

Isso aqui é uma alegria, porque a gente não tinha condições de ir lá para fora, ir para o cinema, de ir para um lugar, sabe? E o samba aqui já dava alegria, muita alegria para gente, e muita gente ainda fala: “O Gato está fazendo falta”, é a única diversão que a gente tem ir lá para quadra, se divertir um pouco e agora não tem mais.

Ah, dia de sexta,...

Continuar leitura

Dados de acervo

Baixar texto na íntegra em PDF

Entrevista de Jurema Onofre de Souza

Entrevistada por Paula Ribeiro / Stefany Vital da Silva

27/07/2021

Realização: Museu da Pessoa

Projeto: Mulheres da Maré Dignidade Resiliência e Arte

Entrevista MDRA_HV003

Transcrição Revisada

01:32

P/1 - Bom dia Dona Jurema. Muito obrigada por ter aceitado o convite para participar do nosso projeto, para contar um pouquinho a história da sua família, a história da sua trajetória, suas experiências de vida aqui na região da maré. Muito obrigada, obrigada equipe pela parceria. Então vamos começar o nosso depoimento, eu vou pedir para senhora me dar o seu nome completo, e a sua data de nascimento, por favor.

R - Meu nome é Jurema Onofre de Souza, sou de 1952, 23 de novembro.

02:16

P/1 - A senhora conhece a história do seu nome? Por que a sua mãe deu o nome de Jurema? Homenageou alguém? Conhece a história?

R - A minha mãe é muito apegada pela cabocla Jurema.

02:30

P/1 - Foi uma homenagem?

R - É.

02:33

P/1 A senhora tem irmão?

R -Tenho.

02:34

P/1 - Poderia dizer o nome deles?

R - O nome deles? O mais velho era Jerônimo Onofre de Souza, Sérgio Onofre de Souza, e Arapuã Onofre de Souza, tudo homem meus irmãos.

02:55

P/1 - A senhora era a única menina?

R - É.

02:57

P/1 - E o nome da sua mãe e o nome do seu pai, por favor?

R - O nome da minha mãe é Jaci Sales, e o nome do meu pai é Maurício Onofre de Souza.

03:07

P/1 - A senhora tem apelido?

R – Tenho! Noca.

03:10

P/1 - Quem deu esse apelido para senhora?

R - Acho que foi minha avó.

03:14

P/1 - E qual era o nome da vovó?

R - Guliati descendência africana.

03:21

P/1 - Ah é? Essa é a vovó por parte de mãe?

R - Por parte de pai.

03:23

P/1 - A senhora conheceu ela?

R - Conheci.

03:29

P/1 - Então conta um pouquinho como é que era a sua avó.

R - A minha avó era horrível, eu tinha o meu primo, quando o meu primo fazia arte, minha avó tinha um cabo de vassoura, a minha avó...eu acho que é o jeito deles...

Continuar leitura

Título: O Gato está fazendo falta

Data: 27 de julho de 2021

Local de produção: Brasil / Rio De Janeiro

Entrevistador: Paula Ribeiro
Transcritor: Lids Ramos
Autor: Museu da Pessoa

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

Essa história faz parte de coleções

voltar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

    voltar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

      voltar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      voltar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.

      Receba novidades por e-mail:

      *Campos obrigatórios