Facebook Informações Ir direto ao conteúdo
História
Por: Museu da Pessoa, 25 de janeiro de 2007

O gaúcho e o guaraná de Maués

Esta história contém:

O gaúcho e o guaraná de Maués

Vídeo

O meu nome completo é Silvio Proença da Silva, eu nasci em 1960, na cidade de Esteio, na Grande Porto Alegre, Rio Grande do Sul. Eu nasci em Esteio, na Grande Porto Alegre, fui criado em Sapucaia, ao lado, e estudei em São Leopoldo, no primeiro, no segundo grau, e depois em Porto Alegre, na faculdade.

Como meus pais eram separados, eu tinha um tio que eu adoro muito, adorava, porque já faleceu também, tio Gilberto. E eu me lembro que ele me levou a primeira vez no Estádio dos Eucaliptos. E o ingresso era uma saca de tijolo. Então, nós pegamos aquele monte de tijolos, que era para construir o Beira-Rio. E aquilo me marcou muito, no Estádio dos Eucaliptos, aquele jogo, Internacional Futebol Clube. E o Grêmio já existia, então já estava lá com o Olímpico. E de fato o Inter também era um time do “povão”, onde a massa jogava. E eu nunca me esqueço desse jogo que a gente foi nos Eucaliptos assistir e depois ele me levou na inauguração do Beira-Rio, aquele estádio bonito. E que hoje é o orgulho de nós todos gaúchos, principalmente dos colorados. Mesmo estando distante.

Eu abandonei o colégio no terceiro grau incompleto e vim para cá com essa ânsia de vir para a Amazônia, não sei de onde que vinha isso. Eu vim para Manaus, eu vim, na época, para trabalhar numa construtora, uma grande construtora. Meu primeiro emprego aqui no Norte foi a Construtora Andrade Gutierrez. Para mim, que estava saindo de uma escola técnica de desenho, era fundamental trabalhar ali. Eu queria era vir para cá. E a construtora tinha isso, não era trabalhar um ano e ir embora, pelo contrário, ela fazia com que tu ficasse, trabalhando, trabalhando. Fiquei sete anos, quase oito anos na construtora. Aí depois eu voltei. Eu queria voltar para o Sul. E isso aí é uma coisa que, depois, eu conversando com a maioria das pessoas que migravam que nem eu, tem uma fase que dá uma vontade de voltar. Cheguei, fiquei um ano e pouco lá e não aguentei.

Eu resolvi...

Continuar leitura

Dados de acervo

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

fechar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

Informações

    fechar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

    Informações

      fechar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      fechar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.