Facebook Info Ir direto ao conteúdo
História
Personagem: Juliana Terra
Por: Museu da Pessoa,

O Encantar da Floresta

Esta história contém:

O Encantar da Floresta

Vídeo

Ela começou a me falar do útero, do que era o útero. Do que era ser portadora de um útero. Da consciência da sabedoria de um útero, que era o segundo cérebro da mulher e do portal que era quando a gente começava se conectar com essa força e do poder do sangue menstrual. E ela me falou tudo isso, porque dentro do trabalho do Santo Daime, ela teve uma miração, uma visão comigo e aí ela estava lá na igreja, no salão e ela olhou pra mim e me viu cheia de sangue. E aí ela se assustou e falou: “Nossa, o que aconteceu com a Ju? Será que ela se machucou?” Mas alguma coisa falou assim pra ela: “Só observa”. E quando ela parou e olhou, tinha uma velha sentada em cima de mim e esse sangue que escorria era o sangue menstrual dela. Então, ela estava me banhando com esse sangue. E aí ela ficou com essa informação e foi perguntar para os guias dela, lá na tenda mesmo, foi se conectar pra entender o que isso significava e aí isso foi uma instrução, que era pra ela me passar esse conhecimento do Sagrado Feminino, do útero e do sangue. E aí eu lembro assim como se fosse ontem, a gente lá na mata, meu, na força e ela falou assim: “Ju, o sangue é sagrado. A gente não pode jogar o sangue fora. As nossas ancestrais ofereciam o sangue pra terra

O Viver de Luz também foi um preparo pra eu subir a montanha, porque eu sinto que é um retiro, que é o processo dos 21 dias, que você faz, de 21 dias em jejum, sem comer, é muita liberação. Foi bem significativo, na minha vida, que é pra você limpar muitas vidas, assim, porque o nível de sutileza que você alcança e de profundidade que você acessa de você mesmo, você faz, assim, umas limpezas muito profundas. Eu sinto muito isso, que eu vim com um papel, assim, pra minha linhagem, muito forte, de ressignificar muitos valores da minha linhagem e mudar a história. O curso da história. E trazer mais leveza, mesmo, pra minha linhagem. E o processo eu vi como uma chave,...

Continuar leitura

Dados de acervo

Baixar texto na íntegra em PDF

PCSH_HV_754_Juliana_Terra

ENTREVISTA DE JULIANA TERRA

ENTREVISTADA POR JONAS SAMAÚMA

8 DE MAIO 2019

PROJETO AFINADORES DE OUVIDO DENTRO DO PROGRAMA CONTE SUA HISTÓRIA

ENTREVISTA NÚMERO HV 754

GRAVADO POR JADE RAINHO

TRATAMENTO E TEXTO: JONAS SAMAÚMA

REALIZAÇÃO MUSEU DA PESSOA

TRANSCRITO POR SELMA PAIVA

“Peço força e dou força

Da floresta até o mar

Todos os seres me acompanham

Me dão força pra trabalhar

Peço força e dou força

Da floresta até o mar

Todos os seres me acompanham

Me dão força pra trabalhar

A rainha da floresta

Que mandou eu declarar

Que essa força está em todos

É preciso se firmar

A rainha da floresta

Que mandou eu declarar

Que essa força está em todos

É preciso se firmar

Sopra o vento, passa o tempo

Treme a terra, balança ao mar

Chega a força e balanceia

E vós não sai do seu lugar

Sopra o vento, passa o tempo

Treme a terra, balança ao mar

Chega a força e balanceia

E vós não sai do seu lugar”

P1 – Gratidão. Então, Juliana, bem-vinda ao Museu! Eu queria, primeiro, então, que você falasse o seu nome, o lugar e onde que você nasceu.

R – Então, o meu nome é Juliana Terra, mas de batismo é Juliana RocCa. Eu nasci em São Paulo. Nasci na Lapa, aqui na zona oeste de São Paulo, capital.

P/1 – E o que você sabe, assim, da história da sua família?

R – Cara, eu sei bem pouco, assim. Eu sei, assim, dos meus avós paternos, conheço um pouco da história deles. Meu avô veio da Itália, né, mas eu não conheço profundamente, foram pessoas que eu tive pouco contato, assim, de intimidade, assim. Ia visitar, mas era algo muito raso e, enfim, não sei muito a história deles. E dos meus avós maternos, o meu avô eu conheci, eu tive um pouco de contato também, mas muito superficial e a minha avó, que tinha, assim, até onde eu sei, mais de uma linhagem indígena, mas que eu também não tenho conhecimento, não sei de onde é. Eu sei que é de Goiás, ali daquela região, enfim. Aí a minha avó...

Continuar leitura

Título: O Encantar da Floresta

Local de produção: Brasil / São Paulo

Autor: Museu da Pessoa
Personagem: Juliana Terra

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

Essa história faz parte de coleções

voltar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

    voltar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

      voltar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      voltar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.

      Receba novidades por e-mail:

      *Campos obrigatórios