Facebook Info Ir direto ao conteúdo
História
Por: Museu da Pessoa,

O caçador de queijos!

Esta história contém:

O caçador de queijos!

Vídeo

Meu nome completo é Thiago da Silva Alves dos Reis. Sou de Ribeirão Preto, e minha data de nascimento é 6 de agosto de 1978. Eu nasci em um dos bairros mais violentos da cidade, que é o Simioni. Meu pai trabalhou 30 anos na Febem, na Fundação Casa. Ele era funcionário estadual, e minha mãe era funcionária da prefeitura, da área de educação. E lá no Simioni, eu tinha minhas amizades: os amigos bons e os amigos ruins. Só que eu comecei a trabalhar muito cedo - com 12 anos eu já era guardinha na Guarda Mirim da prefeitura de Ribeirão Preto - então acho que, por isso, eu não parti para outros lados.

Aí eu fiz 14 anos e podia ter meu primeiro registro em carteira, porque Guarda Mirim era contrato. O primeiro registro foi num posto de gasolina, numa loja de conveniência. Depois eu tive vários empregos, mas a partir da hora em que eu comecei a me formar, que eu fui para a faculdade, comecei a ter outro molde de vida profissional. Eu sempre fui comercial, desde sempre já tinha aptidão de vendas, e naquele momento passou pela minha cabeça de fazer Economia por causa disso.

Em 2000, eu entrei pra trabalhar no call center da Atento, que é a empresa que toma conta da Telefonica. Fui da primeira equipe a entrar aqui em Ribeirão Preto, e fiquei por lá dois anos - eu já tinha me casado, com 16 para 17 anos. Dali, eu fui para uma distribuidora farmacêutica e fiquei quase cinco anos e meio. E ali eu comecei a me destacar, pois eu sempre ficava entre os cinco melhores de vendas, de uma equipe de 80. E, além do salário ali dentro, a gente tinha as campanhas dos laboratórios e perfumaria. Foi nesse momento que eu comecei a fazer o meu pé de meia, porque ali a gente ganhava muito dinheiro. Hoje, a minha esposa tem o MBA de Controladoria e Finanças pela USP, tudo em cima desse trabalho aí.

Aí eu saí de lá e fui para a Ambev. Virei um vendedor espartano dentro da Ambev. Na Ambev, eu aprendi a me tornar um cara mais...

Continuar leitura

Dados de acervo

Baixar texto na íntegra em PDF

Projeto Memórias do Comércio de Ribeirão Preto 2020/2021

Entrevista História de Vida HV_060

Thiago da Silva Alves Reis - Pedacinho da Canastra

Ribeirão Preto, 19 de abril de 2021

Transcrito por Selma Paiva

P1: Bom, Thiago, para começar, eu gostaria que você dissesse seu nome completo, a data de nascimento e o local que você nasceu.

R1: Meu nome completo é Thiago da Silva Alves dos Reis. Sou de Ribeirão Preto, natural daqui e minha data de nascimento é 06 de agosto de 1978.

P1: Legal. E qual que é o nome do seu pai e da sua mãe?

R1: Nome do meu pai é Alcir Alves dos Reis, falecidos, ambos, Glória Alves dos Reis.

P1: Legal. Você conheceu seus avós?

R1: Conheci.

P1: Teve contato?

R1: Só minha vó materna, só. Minha vó paterna. Só a minha avó paterna.

P1: Legal. E você sabe se eles vieram de fora de Ribeirão, para morar em Ribeirão? Tem alguma ascendência de outro país? De onde que eles vieram?

R1: Sim. A minha vó da parte paterna é descendente de italianos, né? Da minha mãe, eu não sei a origem, mas os parentes da minha família são da região de Igarapava, da área do meu pai, né? E da minha mãe é da região de Itapira.

P1: Ah, legal. E você sabe como é que seus pais se conheceram, em Ribeirão? Se conheceram, vieram a se casar.

R1: Eles se conheceram em São Paulo. Os dois eram trabalhadores da área do comércio na região central, se conheceram lá.

P1: Ah, legal. E você nasceu já em Ribeirão Preto, né? Em que bairro...

R1: Isso.

P1: ... que você nasceu e o que você lembra da sua infância lá em Ribeirão? Aí em Ribeirão, né?

R1: Eu nasci nos bairros mais violentos da cidade, que é o Simioni, né? Meu pai trabalhou trinta anos na Febem, Fundação Casa. Ele era funcionário estadual, público estadual e minha mãe funcionária da prefeitura, da área de educação. E aí a gente... no Simioni, eu tinha minhas amizades ali, né? Tinha os amigos bons e os amigos ruins. Só que eu comecei a trabalhar muito cedo,...

Continuar leitura

Título: O caçador de queijos!

Local de produção: Brasil / Ribeirão Preto

Autor: Museu da Pessoa

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

Essa história faz parte de coleções

voltar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

    voltar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

      voltar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      voltar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.

      Receba novidades por e-mail:

      *Campos obrigatórios