Facebook Informações Ir direto ao conteúdo
História
Por: Museu da Pessoa, 22 de setembro de 2022

O benzedor / BAHSEGɄ

Esta história contém:

O benzedor / BAHSEGɄ

Vídeo

É um mestre conhecedor

Pra Claudia traz alegrias

O seu canto é poderoso

Chega a fazer magias

José Maria sabe histórias

Que são cheias de sabedorias

José Maria nasceu na comunidade São Miguel, no rio Papuri, e é da etnia Tukano. Seus avós moravam em diferentes lugares, em São Miguel, Nazaré e Bosô Peta. Eram cinco irmãos. Teve como seus primeiros professores Floriano Campos de Lima e Joaquim Rezende até sua oitava série, em sua comunidade de origem. Assim que concluiu o ensino fundamental, seu avô faleceu, que foi quem havia o ensinado os benzimentos, bahsese, por isso, hoje ele é kumu. Seu avô também sabia cantar kapiwaya, que cantava com seus filhos e netos. Pensou em continuar seus estudos, mas sua mãe pediu para ajudar ao pai na construção de uma nova casa. Conheceu sua esposa quando ela chegou no povoado para ser professora. Após seu casamento, a esposa ficou doente, ele a levou para Piraquara para ser tratada, quando não adiantava levou-a para outras localidades, pedindo ajuda de outros benzedores. Mora em Itaiaçú, onde vive de suas atividades. Em Iauaretê, mora na vila Nossa Senhora Aparecida, por causa do estudo dos filhos. Conhecedor dos benzimentos, vive com seus parentes e familiares, com muita tranquilidade e serenidade, considerando os demais de forma igual, sempre com muito respeito. Conhece vários lugares sagrados, onde as pessoas não podem pescar, consumir o peixe, somente após o benzimento. Muitos dos lugares de pesca, seu avô benzeu, para que não adoecesse após o consumo, e também para oferecer aos seus parentes. Foi aprendiz de pajé, sempre benzendo as pessoas, no entanto, seus parentes impediram-no de se tornar pajé, dizendo que os Tukano não eram para essa atividade. Desde criança praticou o benzimento, chegando a aliviar dor de cabeça e outros males. Por isso, se especializou para se tornar um outro tipo de curandeiro, kumu, e hoje pratica curas para diferentes doenças, nesse sentido, José Maria...

Continuar leitura

Dados de acervo

  • Vídeo na íntegra
    (não disponível)

  • Áudio na íntegra
    (não disponível)

  • Texto na íntegra
    (não disponível)

  • Ficha técnica
    (não disponível)

Título: O benzedor / BAHSEGɄ
Data: 22 de setembro de 2022
Local de produção: Brasil / Amazonas / São Gabriel Da Cachoeira
Entrevistador: José Brito
Entrevistador: Paulo Sergio Tariano
Outro: Renato Tukano
Vídeomaker: Josué Tariano
Autor: Museu da Pessoa

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

fechar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

Informações

    fechar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

    Informações

      fechar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      fechar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.