Facebook Info Ir direto ao conteúdo
História
Personagem: Katia da Pipa
Por: Rocinha, foco na cultura, 3 de maio de 2023

O amor unindo a arte: Katia da pipa na favela da Rocinha.

Esta história contém:

O amor unindo a arte: Katia da pipa na favela da Rocinha.

Vídeo

Katia Virginia Borges da Silva é uma pipeira conhecida popularmente como Kátia da Pipa. A artista, de 55 anos, nasceu em Fortaleza/CE. Aos 13 anos, mudou-se para a Rocinha, com sua mãe e seus irmãos. A mãe de Kátia havia se separado de seu pai, e estava busca de melhores condições de vida e moradia. Kátia, nos relatou o laço forte de união presente em sua família e seu amor maternal. Sua infância foi marcada por muitas brincadeiras com seus cinco irmãos, pois segundo ela, naquela época, ainda havia inocência. A artesã encontra, ao chegar na Rocinha, o seu companheiro de vida e a arte de fazer pipa ensinada por ele. Essa história completa 30 anos. A arte de fazer pipa uniu o casal e também é a base do sustento, mesmo que eles tenham profissões diferentes. Essas profissões não os impedem de viver esse fazer do amor pela Arte. A rotina de trabalho é alternada. Kátia realiza esse fazer artístico, na parte da manhã, em junto com os seus afazeres domésticos e Antônio (conhecido como Kera) de madrugada. A Rocinha além de os unir é inspiração. Em seu comércio eles recebem pessoas de outros bairros. Para terminar essa história, Kátia da Pipa diz que a chuva não é sua aliada, mas na pandemia sua produção ultrapassou as expectativas, pois foi um período que intensificou a venda das pipas.

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

Essa história faz parte de coleções

voltar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

    voltar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

      voltar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      voltar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.

      Receba novidades por e-mail:

      *Campos obrigatórios