Facebook Info Ir direto ao conteúdo
História
Por: Museu da Pessoa, 1 de novembro de 2007

O advogado de Açailândia

Esta história contém:

O advogado de Açailândia

Vídeo

Me chamo Antônio José Ferreira Lima Filho, nasci aqui na Açailândia, dia 23 de abril de 1975. Minha mãe é Maria Lucia Barros Lima e o meu pai Antônio José Ferreira Lima. Quando eu nasci aqui em Açailândia num povoadozinho aqui perto, aqui da cidade chamado Cajuapara, em 1975, nasci aqui e cinco anos depois, saí da cidade e fui morar em outra cidade. Aqui no Maranhão mesmo. São Pedro da Água Branca e morei lá por três anos e depois vim para outra cidade com minha família, Bom Jesus das Selvas, fica aqui daqui a 100 quilômetros e aos 17 anos voltei para cá e estou aqui até hoje.

Nessa época eles eram agricultores, cuidava, trabalhavam com a roça. Quando o dono vendeu, o proprietário, a gente foi morar na cidade, em São Pedro da Água Branca, onde meus pais, os pais dos meus pais moram, moravam e lá eu continuei trabalhando de roça. Plantava arroz, feijão, macaxeira, milho, essas coisas. Banana, frutas também, verduras, essas coisas. Eles plantavam tomate. Tinha muita plantação de cana, me lembro de caju, jaca, essas coisas assim.

Não tinha muita opção de diversão porque não oferecia. A coisa que a gente mais fazia lá era jogar bola mesmo, jogar bola, jogar peão, soltar pipa, jogar peteca, essas coisas assim, passarinhada, caçar passarinho no mato, as atividades que a gente fazia lá na época.

Eles faziam essas festas de, como é que chama? Aniversário de santo, essas festas de igreja, de escolas também onde meus primos estudavam, na época que a gente ia para lá, eles convidavam a gente para ir para essas festas, e outras também que as pessoas faziam naquela época por alguma coisa na roça, por alguma festividade. Sei que sempre tinha alguma coisa para comemorar, para festejar, tinha muita comida por conta de atividade. Era o lugar que eu mais gostava de ir, quando o meu pai ia para São Pedro, porque lá tinha rio, tinha roça, tinha essas coisas e eu sempre gostei então até os quinze anos, dezesseis...

Continuar leitura

Dados de acervo

Baixar texto na íntegra em PDF

Projeto Memória dos Brasileiros - Brasil que precisa mudar

Depoimento de Antônio José Ferreira Lima Filho

Entrevistado por Júlia Basso e Cláudia Eleonor.

Açailândia, 01/11/2007

Realização: Museu da Pessoa.

MB_HV078_Antonio Jose Ferreira Filho

Transcrito por Paula Leal.

Revisado por Paulo Ricardo Gomides Abe

P/1- Filho, para começar, eu queria que você me dissesse seu nome completo, a cidade e a data do seu nascimento?

R – Antônio José Ferreira Lima Filho, nasci aqui na Açailândia, dia 23 de abril de 1975.

P/1 - E os seus pais, o nome deles?

R – Minha mãe é Maria Lucia Barros Lima e o meu pai Antônio José Ferreira Lima.

P/2 - E quando você era pequeno aqui em Açailândia, onde que você morava?

R – Quando eu nasci aqui em Açailândia num povoadozinho aqui perto, aqui da cidade chamado Cajuapara, em 1975, nasci aqui e cinco anos depois, saí da cidade e fui morar em outra cidade.

P/2 - Aqui do Maranhão mesmo?

R – Aqui no Maranhão mesmo.

P/2 - Qual cidade?

R – São Pedro da Água Branca e morei lá por três anos e depois vim para outra cidade com minha família, Bom Jesus das Selvas, fica aqui daqui a 100 quilômetros e aos 17 anos voltei para cá e estou aqui até hoje.

P/1 - E quando você ainda estava, quando você mudou para, desculpa qual foi a primeira cidade?

R - São Pedro da Água Branca.

P/1 - Para São Pedro da Água Branca foi sua família toda?

R - Foi minha família toda. A gente morava aqui também. A família, tias, tios, todo mundo morava. Na época em que venderam as terras e a gente foi para lá, outros foram para outro lugar. A gente foi com nossa família para lá também, que era a cidade do meu pai, dos pais dele.

P/1 - E sua família eram compostas por quem? Você tem irmãos?

R – Tenho, na época era eu e outra irmã minha, somos os dois mais velhos, meu pai e minha mãe, éramos quatro.

P/2 – E o que seus pais faziam nessa época?

R – Nessa época eles eram agricultores, cuidava,...

Continuar leitura

Título: O advogado de Açailândia

Data: 1 de novembro de 2007

Local de produção: Açailândia (ma)

Autor: Museu da Pessoa

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

Essa história faz parte de coleções

voltar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

    voltar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

      voltar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      voltar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.

      Receba novidades por e-mail:

      *Campos obrigatórios