Facebook Info Ir direto ao conteúdo
História
Por: Museu da Pessoa, 30 de novembro de -0001

Nunca é tarde para aprender

Esta história contém:

Nunca é tarde para aprender

Vídeo

“Eu nasci e cresci em Graúna. Gostava muito de brincar de amarelinha e bandeirinha. Meu sonho, grande sonho, era fazer uma festa de aniversário. E minha mãe, minha família é humilde, aí ela falava bem assim: ‘Deixa pra festa de quinze anos porque eu não tenho condições pra ficar fazendo festa sua e, se eu fizer agora, aí não faço a de quinze’. Aí eu esperei minha vida toda por uma festa só. Fizemos lá em casa, no quintal. Aí eu quis criar um enredo, contar a história da minha vida. Como se eu fosse nascendo, crescendo, brincando com a minha primeira boneca e, quando o tempo foi chegando, a minha primeira boneca ia se transformando num príncipe, e eu fosse apresentada ao meu namorado, meu primeiro namorado. Foi por causa desse príncipe que eu fui morar no Rio de Janeiro. Eu trabalhei de doméstica lá com dezenove anos pra fazer enxoval. Resolvi voltar porque estava sentindo muito falta de casa, não conseguia ficar longe. Mas casei e logo fiquei grávida do meu primeiro filho, que nasceu com um ano certinho de casamento. Aí fui trabalhar de vendedora até um dia que o presidente aqui da nossa comunidade, buscando melhorias para nós, falou de um curso. Eu e mais algumas mulheres fizemos curso de doces cristalizados e outros doces. Falamos ‘Vamos tentar vender pra comunidade’. Então fomos pra cozinha, uma cozinha da prefeitura. Preparamos licor, doces de compota, geleia e levamos pra exposição. Teve uma luta pra acertar o ponto da geleia de morango, que queimamos no começo. Aí começou esse negócio, essa luta. No começo tudo é difícil. Dá renda, mas não grande renda. E cada um tem sua profissão, e no pouco tempo que sobra é que tentamos ir pra cozinha. Por isso estamos lutando pra trazer a cozinha pra Graúna mesmo, pra comunidade. Tudo é difícil, mas é melhor do que ficar parada. E meu marido me apoia, porque é difícil sair de casa, com filho na escola e tudo. Quando ele está em casa, ele que fica com as crianças,...

Continuar leitura

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

Essa história faz parte de coleções

voltar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

    voltar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

      voltar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      voltar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.

      Receba novidades por e-mail:

      *Campos obrigatórios