Facebook Info Ir direto ao conteúdo
História
Personagem: Marcos Rogério Viana
Por: Paula Francinete Rubens de Menezes, 25 de julho de 2021

No dia em que vi o riacho correndo ao contrário

Esta história contém:

No dia em que vi o riacho correndo ao contrário

Vídeo

Rogério Viana é neto de Eloi Viana e Senhorinha, filho de Bezinho de Eloi e Nice, o mais velho entre os cinco filhos do casal. Seus pais, assim como seus avós, foram colonos do Antigo Núcleo Colonial de Barreiras, distrito de Petrolândia (PE) e continuam a ser granjeiros agora no Projeto Apolônio Sales na nova Petrolândia.

Por complicações no parto, sua mãe se viu obrigada a sair de Barreiras para parir em outro lugar com melhor assistência médica. Assim, aos 17 de outubro de 1974, nasceu ele em Floresta (PE). Mas, foi mesmo só nascer..Nessa época seus pais moravam numa casa de taipa, sem luz e sem água encanada, na propriedade de seu avô, na Várzea Redonda e lá foi sua primeira casa. Ainda pequeno caminhava cerca de 12 km, a pé, até Barreiras a fim de frequentar a escola. Quando conseguia transporte ia a cavalo ou de charrete, considerado um luxo na época.

Quando seu avô conseguiu comprar um lote no Núcleo Colonial de Barreiras, seu pai o acompanhou. Mas, precisou construir nova casa de taipa junto da casa do velho, pois os lotes da segunda leva de colonos não eram tão bem estruturados como os primeiros sessenta distribuídos no início do projeto. Diferente dos primeiros, que eram entregues com duas casas ( uma para o dono do lote e outra para seu trabalhador) esses novos lotes contavam com uma só casa de alvenaria. Eram servidos por energia elétrica, mas a água encanada distribuída não era tratada, pois destinava-se à irrigação. Mas, para quem antes não tinha sequer água encanada, isso já era um grande avanço. O “tratamento” da água de beber era feito através do filtro de pedra. No tempo das cheias do rio, quando a água se tornava mais turva, sua mãe fervia a água antes de passar pelo filtro para livrar a família de possíveis contaminações e assim todos sobreviveram.

Rogério cresceu no Núcleo Colonial de Barreiras até os 13 anos de idade, ajudando seu pai na lavoura, até a...

Continuar leitura

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

voltar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

    voltar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

      voltar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      voltar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.

      Receba novidades por e-mail:

      *Campos obrigatórios