Facebook Info Ir direto ao conteúdo
História
Por: Museu da Pessoa, 27 de junho de 2010

Navegando pela história de Seu Amazona

Esta história contém:

Navegando pela história de Seu Amazona

Vídeo

Pra essa nova cidade, eu não vou. Não tem como viver. Lá as casas são tudo de alvenaria, lá ninguém vai construir casa de madeira, que é o que eu faço na minha profissão. Canoa você não vai fazer, porque é seco, a 17 quilômetros do rio. A minha opção veio logo: vou pra beira do rio.Conheço tudo, conheço todos os cantos de pesca tudo por aí. Com o dinheiro da indenização, se der umdinheirinho mais ou menos, eu vejo se com a metade do dinheiro eu construo uma casa igual a que eu tenho. Vou pra onde eu conheço muita opção de pescaria, onde o rio é bom de peixe. E, se eles não proibirem, não vai ser tão ruim, porque de lá eu posso vir pescar também aqui, porque aí vai fi car represada a água e dar muito peixe por aqui. Vou viver assim.

Dados de acervo

Baixar texto na íntegra em PDF

Depoimento de Odilson de Souza Lima (Seu Amazona)

Entrevistado por Gustavo Ribeiro Sanches

Mutum, 27/06/2010

MB_HV136_Odilson de Souza Lima (Seu Amazona)

Transcrito por Ana Carolina Ruiz

P/1 – Seu Amazona, pra começar agora, eu vou pedir pro senhor falar o seu nome completo, o lugar onde o senhor nasceu e a data em que o senhor nasceu.

R – Meu nome é Odilson de Souza Lima, nasci em Manicoré dia 15 de setembro de 1954.

P/1 – E Manicoré fica onde, Seu Amazona?

R – Amazonas.

P/1 – No Amazonas?

R – É.

P/1 – E lá o senhor nasceu, o senhor vivia com quem?

R – Com meu pai, minha mãe, meus irmãos, meus familiares, né?

P/1 – Conheceu o seus avós?

R – Conheci.

P/1 – Como eram os seus avós? O que você se lembra dos seus avós?

R – O meu avô era magro, moreno, alto. Minha vó era baixa, forte, morena.

P/1 – E eles faziam o que da vida?

R – Só trabalhavam em agricultura.

P/1 – Trabalho em agricultura.

R – É. Mexiam só com roça, cortar a Seringa. Na época meu avô foi... Ele era do Rio Grande do Norte e foi pra lá pra cortar Seringa na época. E aí já nasceram meus pais e aí foi criando a família toda.

P/1 – Seus pais também trabalhavam na agricultura e roça?

R – Trabalhavam só em roça, cortar Seringa, tirar castanha, colher a castanha, sorva, maçaranduba, na época que era o produto da Amazônia.

P/1 – A sorva é o que, a sorva?

R – É uma árvore que se tira o leite dela, coloca pra ferver e faz o látex. É tipo quase a Seringa, ela fica depois de pronta.

P/1 – E aí com esse material da pra fazer o que?

R – Aí você vende pra fora, leva embora pra São Paulo. Até hoje ainda tem gente que mexe com isso ainda. Mexe com negócio de pneu, negócio de chiclete, essas coisas tudo são feitas com... O chiclete é feito com leite, com o negócio da maçaranduba, sorva. Se você temperar ele fica um... A sorva você toma o leite que nem toma leite de gado. Não faz mal, não. Você pode...

Continuar leitura

Título: Navegando pela história de Seu Amazona

Data: 27 de junho de 2010

Local de produção: Mutum - Pa

Autor: Museu da Pessoa

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

voltar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

    voltar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

      voltar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      voltar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.

      Receba novidades por e-mail:

      *Campos obrigatórios