Facebook Informações Ir direto ao conteúdo
História
Personagem: João Ivo Caleffi
Por: João Ivo Caleffi, 18 de dezembro de 2019

Natal da minha infância

Esta história contém:

No sítio de meu avô Santo Caleffi, lá no Município de Marialva, onde nasci, o Natal era uma dia muito especial, uma verdadeira celebração, muito simples, mas cheia de pureza, de muito amor. O dia do Natal era especial, aguardado com muita ansiedade. Demorava uma eternidade para chegar! Era preparado, com muito carinho, com antecedência de dois, três meses, já começava o preparo para o grande dia. Meu avô criava cabritos, leitoas, frangos. Havia todo um cerimonial no preparo de tudo, uma verdadeira tradição familiar, que vinha de longe, de muito longe. Aos poucos começava naturalmente a selecionar e a preparar para o Natal. Parece que todos, no silêncio, sabia que era chegado a hora de começar os preparos para o Natal, o grande dia. Ía-se a Cidade de Marialva e comprava engradados de guaraná, lembro bem era umas garrafinhas pequenas, caçulinhas, de vidro, que vinha dentro de um engradado de madeira, comprava-se, dois até três meses antes do Natal. Colocava-se, no quarto, debaixo da cama, escondido, esperando chegar o dia do Natal. Vira e mexe íamos dar uma espiadinha para ver se o guaraná estava lá ainda debaixo da cama. Éramos uma família de italianos, uma família grande, meu avô Santo Caleffi era o patriarca. Era religioso, mas não muito fervoroso, ía pouco a igreja, pois a igreja ficava muito longe lá do nosso sítio e o padre quase não aparecia lá. Mas era muito religioso, uma religião livre, católico, como todo italiano, mas sem nenhuma amarra. Meu avô era benzedor, ele tinha esse dom. Fazia o bem e preservava a sua fé pura. O Natal era uma festa pura, muito mais que uma festa só religiosa, era na verdade a celebração da vida. Muito simples. A mais bonita e importante ali do sítio. Tudo muito na simplicidade e carinho puro, amor de verdade. O comércio andava longe dali, para nós, ele não existia, era só pureza mesmo, sem nenhum outro interesse a não ser ser feliz e celebrar o nascimento de Jesus....

Continuar leitura
Palavras-chave: infância, avô, natal

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

fechar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

Informações

    fechar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

    Informações

      fechar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      fechar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.