Facebook Informações Ir direto ao conteúdo
História
Por: Museu da Pessoa, 23 de setembro de 2022

Nascido na época em que nossa cultura era proibida / NISETISE NA KAMOTAKA TERO BAUHAKɄ

Esta história contém:

Nascido na época em que nossa cultura era proibida / NISETISE NA KAMOTAKA TERO BAUHAKɄ

Vídeo

Ele utiliza cacuri na pesca

Esse mestre ancião

Quando vê a cachoeira da onça

Já fisga a inspiração

Pescador marupiara

O tariano Sebastião

Sebastião nasceu em 1945, na comunidade Santa Maria, em Iauaretê e tem 77 anos. Em sua infância, apanhava por causa das bagunças que fazia, aprendendo lições que marcaram sua vida. Seu pai tentou passar o conhecimento, no entanto, ele não manifestava interesse. Quando criança, seu pai orientava a tomar cuidado com a Cachoeira das Onças, porque é um lugar sagrado, e por isso ele não se apegou muito na pescaria. Frequentou o colégio a partir de 1955, lá fazendo curso de alfaiataria. No internato, os padres proibiam rituais indígenas, condenando-os como “coisa do demônio”. Abandonou os estudos para ir atrás do irmão mais velho. A trabalho, realizou vários deslocamentos, trabalhando com seringa na Colômbia, com a missão salesiana em Iauaretê, e também em São Gabriel da Cachoeira. Com a morte de sua mulher, passou a sustentar seus filhos com venda de frutas, como açaí-do-mato, bananas, bacabas e outros produtos. Seus avós foram convidados pelo cacique Leopoldino a viver na comunidade Santa Maria.

Dados de acervo

  • Vídeo na íntegra
    (não disponível)

  • Áudio na íntegra
    (não disponível)

  • Texto na íntegra
    (não disponível)

  • Ficha técnica
    (não disponível)

Título: Nascido na época em que nossa cultura era proibida / NISETISE NA KAMOTAKA TERO BAUHAKɄ
Data: 23 de setembro de 2022
Local de produção: Brasil / Amazonas / São Gabriel Da Cachoeira
Entrevistador: Suzane Wanano
Entrevistador: Renato Tukano
Vídeomaker: Edivirgem Tariano
Autor: Museu da Pessoa

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

fechar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

Informações

    fechar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

    Informações

      fechar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      fechar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.