Facebook Informações Ir direto ao conteúdo
História
Personagem: Fadel Gutierrez
Por: Fadel Gutierrez, 8 de agosto de 2024

Nasci para ser virtuoso

Esta história contém:

Nasci para ser virtuoso

Meu nome é Fadel, um boyceta. Escolhi esse nome depois de entrar em milhares de sites de \"nomes de bebê\". Na época, ainda estava tendo uma leitura social de uma mulher e ninguém, além da minha psicóloga, sabia que era uma pessoa transgênero. Uma colega de escola da época viu eu bisbilhotando esses sites e ela ficou assustada, perguntando para que seria, logo respondi que era para um personagem de RPG.

Quando entrei na universidade, fiquei em dúvida em dois nomes, então, pedia para todos me chamarem de Fadel e meu nome social na instituição acabou sendo a outra opção. Tive um apreço maior por Fadel, todes minhes colegas me chamavam de Fads (o que era mais legal ainda, ter um apelido com meu nome!).

Quando contei para meu pai sobre o nome, ele reagiu bem, achou lindo - meu pai foi o único familiar que me apoiou desde o início da transição. Ele me perguntou o que significava, respondi que era um nome árabe, significando \"o virtuoso\", mas também coloquei um significado próprio, pois meu nome remete também a fada (seres que acho lindos e sinônimo de transformação).

Hoje já retificado, percebo como esse nome me trouxe uma bênção indescritível. Sou de axé, cultuo uma religião de matriz africana, e todos meus guias abençoaram meu nome, dizendo como aquele era meu início de prosperidade. É muito bonito perceber que mesmo com situações complexas, meu nome foi algo que trouxe felicidade para além de mim. Minha avó de 87 anos me chama de Bel, apelido carinhoso para Fadel, e ela fica tão feliz falando meu nome que eu me sinto amado e forte para viver.

Às vezes, quando algum desconhecido me pergunta o significado do meu nome ou se meus pais escolheram, eu omito verdades, mas percebo o quão a pessoa fica também impressionada com a existência desse nome.

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

fechar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

Informações

    fechar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

    Informações

      fechar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      fechar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.