Facebook Info Ir direto ao conteúdo
História
Personagem: Valquíria Rhein
Por: Valquíria Rhein, 12 de maio de 2023

Mulher esforçada

Esta história contém:

Mulher esforçada

Theresinha de Andrade Rhein, minha mãe, hoje com 89 anos de idade, nasceu na cidade de São Paulo. Sua mãe, Flora, era filha de italianos e José, conhecido como Juca, filho de um português com uma indígena. Minha avó nasceu em 1889 e meu avô em 1888, um dia após a Abolição dos Escravos!

Minha mãe casou-se aos 19 anos de idade, certamente cheia de amor pelo meu pai, Alberto.

Meu pai era filho de minha avó Elvira (tudo de bom!), descedente de portugueses e de meu avô Alberto, que não conheci (falecido muito jovem), descendente de alemães.

Meu pai, infelizmente, faleceu aos 35 anos de idade, repentinamente, em consequência de uma cirurgia no estômago. Minha mãe tinha 27 anos de idade, com 3 filhas - Vera com 7 anos, Valquíria (eu) com 5 anos e minha irmã Vilma, com quase 4 anos de idade. Lembro muito de meu pai, que permanecerá para sempre em minha memória!

Minha mãe sempre trabalhou, desde que me lembro \"por gente\", mas com a morte de meu pai ela teve que se desdobrar, teve que dar conta das responsabilidades sozinha, de suas filhas, porque não teve nenhum tipo de pensão por morte na época. Com muita dor no coração, acredito, ela conseguiu vaga em um colégio interno para nós, da Igreja Católica, no bairro do Ipiranga, em São Paulo.

Foi uma experiência positiva, nada do que os pais falam como tom de ameaça para um filho, quando é rebelde - \"olha, vou te colocar num colégio interno, hein?!\"

Minha mãe sempre foi presente, a cada visita no colégio, a cada \"saída\" (final de semana mensal para ir para casa).

Ela é a responsável, ao lado das Irmãs do meu colégio, pelos meus valores e princípios de vida.

Minha mãe não é diferente da maioria das mães, eu sei! Mas, é a minha mãe! Foi muito lutadora, mulher esforçada, trabalhadeira, que nunca deixou faltar nada para nós. Foi muito exigente, brava, como as mães da época, mas não o suficiente para me tornar uma \"revoltada\" na vida, uma ressentida! Suas...

Continuar leitura
Palavras-chave: mães, dia das mães, mãe

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

Essa história faz parte de coleções

voltar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

    voltar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

      voltar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      voltar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.

      Receba novidades por e-mail:

      *Campos obrigatórios