Facebook Informações Ir direto ao conteúdo
História
Personagem: Zuleide Alves Prata
Por: Alcylene Dutra Pacheco Lima, 19 de novembro de 2019

Muito prazer, Dona Zuleide

Esta história contém:

UEB AGOSTINHO VASCONCELOS ENSINO FUNDAMENTAL – ANOS INICIAIS TURMA: 4º ANO TURMA B – PROFESSORA ALCYLENE LIMA PROJETO MEMÓRIA LOCAL ENTREVISTA – TEXTO COLETIVO

Muito prazer, dona Zuleide. No dia 3 de setembro de 2019 veio à nossa escola uma visita muito especial para falar conosco sobre a sua vida. Nós a recebemos na biblioteca “Aluísio de Asevedo” onde estava tudo organizado, sem barulho. Cada um os alunos fez uma pergunta a ela muito interessante legal. Todo mundo fez uma pergunta a ela e enquanto ela respondia as crianças escreviam. Nossa querida e maravilhosa professora gravou toda a entrevista e nos ajudou nas coisas que a gente tinha dificuldade. Essa senhora se chama Zuleide Alves Prata e muito perfumada e arrumada respondeu todas as perguntas. Começou falando do tempo de moradia nesse bairro, onde reside há mais de 60 anos, e na mesma casa. É viúva, tem 4 filhos, 5 netos e 4 bisnetos. Seus filhos são 3 homens e apenas 1 mulher. Ela tem 89 anos e nasceu na cidade de Guimarães, no estado do Maranhão. Sua religião é evangélica, e frequenta a igreja semanalmente. Contou também histórias sobre a nossa escola. Viu quando iniciaram a construção do prédio onde hoje estudamos e falou que antes neste terreno funcionava uma “vacaria”. Nos disse que seu falecido esposo deu a ideia aos construtores para quem aqui fosse construída uma escola com 2 pavimentos, mas isso não aconteceu. Sobre fatos importantes da sua vida e da sua infância, nos relatou que chegou a esta cidade, São Luís, com 11 anos para morar com pessoas que a acolheram em troca de trabalho do lar. Sempre foi boa aluna, porém sem grandes entusiasmos, pois estudava somente para passar de ano. Em seu tempo, segundo ela, os estudantes eram mais dedicados e respeitadores aos professores. Após casar veio morar nesta casa onde permanece até hoje. Em sua rotina no diária, é ativa, se dedicando aos trabalhos do lar....

Continuar leitura
Fechar

Projeto Memória Local na Escola

Dados da imagem Projeto Memória Local

Período:
Ano 2019

Imagem de:
Zuleide Alves Prata

História:
Muito prazer, Dona Zuleide

Crédito:
Alcylene Lima

Tipo:
Fotografia

Projeto Memória Local

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

fechar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

Informações

    fechar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

    Informações

      fechar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      fechar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.