Ir direto ao conteúdo
História
Personagem: Rubens Moreira Filho
Por: Museu da Pessoa, 15 de junho de 2004

Motivação que cura

Esta história contém:

Motivação que cura
fechar

De show em show

Rubinho tocando bateria no show da cantora Maria Creuza.

local: Brasil / São Paulo / São Paulo
crédito: Rubens Moreira Filho
tipo: Fotografia

Som na caixa

Rubinho toca durante show de Elba Ramalho.

período: Ano 1984
local: Japão / Tókio
crédito: Rubens Moreira Filho
tipo: Fotografia

Talento internacional

Rubinho Batera durante a passagem de som de um dos shows de Elba Ramalho, cantora a qual acompanhou.

período: Ano 1984
local: Japão / Tókio
crédito: Rubens Moreira Filho
tipo: Fotografia

Tamanho família

Rubinho Batera (de azul, ao centro) reunido com a família. Viviane, Simone (cunhada), Raquel (irmã), Clélia (mãe), Rubens (pai), Marco (irmão), Nelson(irmão) e Rubinho ao centro.

período: Ano 1982
local: Brasil / Minas Gerais / Belo Horizonte
crédito: Acervo pessoal
tipo: Fotografia

Dados de acervo

Baixar texto na íntegra em PDF
Museu Clube da EsquinaDepoimento de Rubens Moreira Filho (Rubinho Batera)Entrevistado por Estela Trezzi e Márcia de PaivaRio de Janeiro, 15 de junho de 2004Realização Instituto Museu da Pessoa Código da entrevista: MCE_CB022Transcrito por Marllon ChavesRevisado por Joice Yumi MatsunagaP1 – Rubinho, vamos começar com a sua identidade, seu nome completo, local e data de nascimento.R – Meu nome é Rubens Moreira Filho, mais o quê?P1 – Local e data de nascimento.R – Nasci no interior de Minas Gerais em Caetés, no dia 9 de agosto de 1948, desculpe a minha memória. P2 – Se você pudesse começar falando um pouco da sua trajetória profissional...R – Eu posso te dizer como me deu vontade de tocar o meu instrumento, essa coisa eu me lembro, eu era garoto de sete anos, lá na minha terra mesmo eu vi um garoto tocando bateria. Aquilo me influiu tanto que aí eu fixei e sou baterista até hoje. Na época, mais ou menos alguns anos depois, meu pai mudou para Belo Horizonte, e lá nós formamos um grupo, sem pretensão nenhuma, todo mundo garoto, mas o grupo foi tendo uma formação boa e começamos a fazer bailes em Belo Horizonte, chegamos até a tocar no Automóvel Clube, no Iate Tênis Clube lá em Belo Horizonte e, enfim, foi dando um aspecto bom no grupo, e eu passei a ser..., inclusive – eu estava estudando –, parei de estudar porque eu fiquei tão influenciado com isso. Em Belo Horizonte tinha até um lugar lá chamado ponto dos músicos, que era uma rua lá em Belo Horizonte, no centro, a gente ia todo dia encontrar com os músicos todos, a gente fazia amizade com todo mundo. E a vida foi assim, né, com música até..., e teve a participação muito do Marilton Borges, que é irmão do Marcinho. Ficamos nos conhecendo naturalmente, né.P1 – Qual o tipo de música que vocês tocavam?R – Ah, a gente tocava de tudo, né, era baile, a gente tocava de tudo mesmo, e mais o quê assim, participava do grupo, eu lembro que era o Marilton Borges, o... Continuar leitura

Título: Motivação que cura

Data: 15 de junho de 2004

Local de produção: Brasil / Rio De Janeiro / Rio De Janeiro

Personagem: Rubens Moreira Filho
Transcritor: Marllon Chaves
Entrevistador: Leandro Dias
Entrevistador: Stela Tredice
Autor: Museu da Pessoa

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

Essa história faz parte de coleções

voltar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

    voltar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

      voltar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      voltar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.

      Receba novidades por e-mail:

      *Campos obrigatórios