Facebook Informações Ir direto ao conteúdo
História

Como todas as pessoas, eu também tenho uma história para compartilhar. Uma parte da minha historia voltada as minhas conquistas profissionais. Desde o meu nascimento residia na zona rural, no sitio dos meus pais, onde não existia energia e nem água encanada. Era luz de vela e água da cisterna. Cresci vivenciando os momentos de alegria e de luta da minha mãe. E mesmo doente tinha que fazer almoço para todos familiares e mais os empregados e tirando água de uma cisterna profunda. Num belo dia, vendo-a sofrer com dores e tirando um balde de água, olhei nos olhos dela rasos de lágrimas e disse que lutaria com todas minhas forças e determinação para estudar e ter uma vida bem diferente, e que um dia iria se orgulhar do meu esforço. Daquele momento em diante, comecei a estudar e buscar meu sonho almejado: um diploma que me daria uma vida diferente. Viajando 3 horas de ônibus, muito pó na época de seca e barro na época das chuvas, conclui meu ensino fundamental. Após concluir o 9º ano, minha mãe me chamou e explicou que jamais deixaria eu estudar no noturno e a partir daquele ano eu viajaria para Franca onde iria me matricular no magistério, e seria uma professora já que eu gostava tanto de brincar de escolinha. Assim chegou o momento tão esperado escola gigante, alunos bem vestidos, roupas da moda e todos muito falantes. Eu, uma pessoa simples da zona rural, roupa simples que ganhava, mas com muita vontade de vencer e atingir meu objetivo. Ali começou minha busca com muitas dificuldades, falta de dinheiro para comprar almoço. Uma amiga me convidava para almoçar na casa dela, porque dali saía para os estágios. Como não dava tempo de voltar para casa, pois morava longe, fui morar com familiares, onde passei por péssimos momentos de humilhações, até mesmo falta de comida porque era negada. Ganhava passes escolares de um tio e tickets para comer um lanche, assim foi minha luta até o final do curso. Chegou o momento único, a...

Continuar leitura

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

fechar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

Informações

    fechar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

    Informações

      fechar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      fechar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.