Manoel nos conta a história de suas raízes e sua família, crescida na Vila do Castanhal, parte da cidade de Juruti - PA. Fala sobre a forma como garantiam a sua subsistência através da agricultura familiar e os diversos costumes da cidade de Juruti. Manoel discorre sobre o trabalho na sua infância, as brincadeiras da época e os problemas domésticos, especialmente com seu pai. Neste depoimento também vemos sua trajetória escolar - foi o único de dez irmãos a terminar o ensino médio - as festas de sua cidade, sua entrada para o Sindicato dos Trabalhadores Rurais em 1980 e sua ligação com o PT a partir de 1982. A partir daí, vemos sua trajetória política nas prefeituras locais, o seu casamento e suas considerações acerca da importância de dar seu depoimento.

Era em casa mesmo que nascia. Minha mãe teve quatro abortose dez que vingaram. Nasci na comunidade Castanhal. Nós vivemosda agricultura. Pra alimentação, a gente pescava, porque era muitodifícil comprar. Quando a gente começava a andar um pouquinho,aí duns quatro anos, já ia tudo trabalhar.Q...Continuar leitura

P – Vou pedir para você me dizer o seu nome completo, o lugar e a data em que você nasceu. R – Meu nome é Manoel Marialva da Silva, moro na Vila do Castanhal, um filho mesmo de lá. P – Qual a data do seu nascimento? R – A data do meu nascimento é dia 10, mas é do mesmo mês, aí meu...Continuar leitura

Título: Mobilizar e rememorar

Local de produção: Juruti - Pa