Facebook Info Ir direto ao conteúdo
História
Por: Liana Zélia Ramos Holanda, 18 de agosto de 2020

Minhas histórias de infância

Esta história contém:

Minhas histórias de infância

Sempre gostei de receber muita atenção e desde criança fazia meus malabarismos e gracinhas para que os olhares ao redor me cercassem, desse jeito, já sentia que fazia parte e ocupava um lugar especial na minha família. Há quem diga que é culpa do signo, pois nascida numa bela manhã de agosto, sou leonina raiz. Há também, quem diga que por ser a caçula da casa e não ter outra criança da minha idade na família na época, eu fui muito mimada por todos. Já disseram que são traços de personalidade, e que eu fui “encomendada”. Cada uma dessas teorias sobre como eu era quando pequena tem um fundo de verdade, quero dizer, era a visão das pessoas sobre mim, e que hoje, aos 21 anos confirmo-as em grande maioria.

Meu pai escolheu o meu nome, Daniela, e a minha mãe diz que esperou o momento certo para que eu chegasse a esse mundo. Quando eu nasci, a minha irmã já tinha 7 anos, e fomos todos nos adaptando: eles com a chegada de um bebê na casa, e eu com todo esse mundo novo.

O tempo foi passando, eu fui crescendo e a cada dia aprendendo coisas novas, comecei a falar, andar e não parei mais; Meus chinelos tinham reforços com pregos em baixo, pois não suportavam o impacto de tamanhas correrias pela casa e por onde quer que eu estivesse. Em momentos mais tranquilos eu brincava de escolinha com a minha irmã, e foi assim que apenas brincando eu aprendi a ler e escrever antes de entrar na escola, e que aliás, já entrei direto para o primeiro ano.

Lembro-me de brincar muito com as minhas vizinhas que tinham idades iguais e bem próximas às minhas; brincávamos de pular corda, casinha, mamãe e filhinha, brincadeiras de mãos, outras brincadeiras com cordas, imitações de novelas que assistíamos na época, trocávamos figurinhas de álbuns, escavávamos no barranco que tinha na minha casa, entre outras brincadeiras, até mesmo pegávamos piolhos juntas. E a propósito, eu não gostava de brincar sozinha.

Sempre observei a minha mãe realizar as...

Continuar leitura

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

Essa história faz parte de coleções

voltar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

    voltar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

      voltar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      voltar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.

      Receba novidades por e-mail:

      *Campos obrigatórios