Facebook Info Ir direto ao conteúdo
História
Personagem: Joana Souza
Por: Tamires Puhl Pereira, 19 de dezembro de 2019

Minha vida em um relato

Esta história contém:

Minha vida em um relato

Um relato autobiográfico normalmente é constituído por momentos marcantes. Na minha vida aconteceu vários, isso me tornou quem sou hoje, pois nossa vida é feita de momentos que nos fazem evoluir, sejam eles bons ou não.

Minha vida familiar nunca foi lá essas coisas, sofri abuso psicológico pelo meu pai a vida inteira, isso desencadeou muitos problemas, havia muitas brigas dentro de um ambiente que deveria ser o lugar que me motiva, me faz querer voltar todos os dias e passar tempo com quem deveria me fazer bem, mas era o contrário disso, eu queria passar o maior tempo longe, para não presenciar as brigas, os gritos, as ofensas etc.

O fato de eu ser lésbica nunca me proporcionou coisas boas dentro do meu ambiente familiar, na verdade foi um dos motivos de piorar tudo, sofria homofobia de quem deveria me amar do jeito que sou, afinal, minha sexualidade não mudava quem eu era, mas o que eu sofri por causa disso me mudou por completo. Era tratada igual a um homem, coisa que não sou e não me identifico, isso até hoje me incomoda, pois minhas roupas não definem meu gênero nem a minha sexualidade.

Aos meus dezesseis, tive o meu primeiro relacionamento amoroso, logo de cara foi com uma menina, no começo eu me sentia a pessoa mais feliz do mundo, estava com quem amava e não podia melhorar, realmente, melhorar não tinha como, mas piorar tinha, e muito. Logo nos primeiros meses começaram os abusos psicológicos, ela ameaçava se matar todas as vezes em que brigávamos, isso me destruía por completo, pois achava que a culpa de ela estar assim era minha, logo, com isso tudo, eu pedia desculpa e mais uma vez escondia o que sentia para não deixar ela assim de novo. Consegui terminar com isso por completo, mesmo depois de tantas ameaças, agressões e abusos, consegui terminar com esse relacionamento tóxico. Logo após esse término, tive a melhor pessoa para ajudar a me reerguer, um melhor amigo que sei, acima de tudo, vai estar comigo mesmo nos...

Continuar leitura

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

Essa história faz parte de coleções

voltar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

    voltar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

      voltar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      voltar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.

      Receba novidades por e-mail:

      *Campos obrigatórios