Sou Alana, tenho 13 anos nasci em Brejões no mês de janeiro de 2003. Sempre morei na comunidade do Pau-Ferro junto com minha avó, minha mãe e meus irmãos que são quatro. O Pau-Ferro é a maior região rural do município de Brejões e é dividido em várias localidades. Onde eu morava não tinha muitos moradores, mas faz algum tempo que algumas pessoas se mudaram pra lá e agora tem bem mais gente. De quando eu nasci pra hoje muitas mudanças aconteceram lá como a reforma da Igreja Católica onde tem todos os anos o festejo de São José que é o padroeiro de lá e acontece no dia 19 de março.
O Pau-Ferro é tão grande que tem uma parte organizada por ruas e por isso faz uns anos foi pavimentado com paralelepípedo, que a gente chama de calçamento. Também foi construído um jardim, reformado o posto de saúde e tem algumas lojas de comércio apesar de ser zona rural. A quadra de esportes por muito tempo foi a grande atração desse lugar. Tinha jogos de futsal e vinha pessoas de todas as partes da cidade e das regiões vizinhas. Era também a diversão de muitos meninos e meninas moradores de lá. Hoje em dia ainda é muito usada, mas depois que chegou a internet as coisas mudaram.
Quando era pequena era muito fofoqueira e teimosa. Eu gostava muito de ir na casa da minha avó que tinha muitos animais. Lá eu ficava brincando de cozinheira com uma prima que morava lá. Brincava de casinha também só que eu brigava muito com minha prima, achava que a gente não se gostava, mas hoje nos falamos.
Hoje em dia tenho algumas amigas e gosto muito de ficar com elas porque a gente se aconselha e também pela companhia delas.
Desde que comecei a estudar tomei gosto pelo estudo e pela leitura de histórias. Quando estava na 4ª série fiz um poema sobre minha comunidade e quase fui umas das escolhidas para concorrer nas olimpíadas de português. Atualmente estudo na 8ª série e quero muito ir para o ensino médio.