Facebook Info Ir direto ao conteúdo
História
Personagem: Marina Colasanti
Por: Museu da Pessoa, 30 de setembro de 2008

Minha querida Olivetti

Esta história contém:

Dados de acervo

Baixar texto na íntegra em PDF

Memória da Literatura Infato-Juvenil

Depoimento de Marina Colasanti

Entrevistado por Thiago Majolo

São Paulo, 30 de setembro de 2008.

Museu da Pessoa

Entrevista MLIJ_HV028

Transcrito por Thiago Belotto

Revisado por Fernanda Regina

P/1 - Então Marina, a gente começa sempre perguntando o nome completo, local e a data de nascimento.

R – O nome completo de casada ou o nome completo de solteira?

P/1 – Os dois.

R – Meu nome é Marina Colasanti. Acrescentaram o Sant´Anna, do Affonso, o meu marido. Lugar de nascimento Asmara, capital da Eritréia, na época, Asmara da Abissínia, em 26 de setembro de 1937.

P/1 – Conta um pouquinho o nome dos seus pais e o que eles fazem...

R – Minha mãe, Eliza Del Bono Colasanti, sempre chamada de Zeta, faleceu aos 40 anos. A família toda já tinha morrido, as duas irmãs, os pais, morreu todo mundo muito cedo. Minha mãe de Parma, Itália, cidade linda... Meu pai, Manfredo Colasanti de Roma, ator no final da vida, antes fez várias coisas. Trabalhava basicamente na Confederação das Indústrias, Itália, e fez algumas guerras. E depois, por contato com o meu irmão ator, Arduíno Colasanti, tornou-se ator e foi ator até morrer com 82 anos. Trabalhou em novela, trabalhou muito em cinema, fez até teatro.

P/1 – E os avós?

R – Os avós da minha mãe eu não sei... Porque um morreu de gripe espanhola, todos morreram muito cedo. Eu sei que tinham uma olaria grande, eram pessoas de classe média abastada. E a família do meu pai, é uma família interessante. Meu avô, Arduíno Colasanti, crítico de arte, historiador da arte, autor de vários livros sobre arte, especializado no Quatrocentto, na região de Marche na Itália. Foi diretor das Belas Artes na Itália, o que equivalia a qualquer coisa como ser Ministro da Cultura, porque na Itália as artes são muito importantes. Um homem muito interessante, com vários irmãos, um dos quais a irmã mais jovem Gabriella Besanzoni, depois Gabriela Besanzoni Lage,...

Continuar leitura

Título: Minha querida Olivetti

Data: 30 de setembro de 2008

Local de produção: Brasil / São Paulo / São Paulo

Personagem: Marina Colasanti
Entrevistador: Thiago Majolo
Transcritor: Thiago Belotto
Autor: Museu da Pessoa

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

Essa história faz parte de coleções

voltar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

    voltar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

      voltar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      voltar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.

      Receba novidades por e-mail:

      *Campos obrigatórios