Facebook Informações Ir direto ao conteúdo
História
Personagem: Carlos Eduardo Pires
Por: Carlos Eduardo Pires, 23 de janeiro de 2021

Minha primeira Comunhão!

Esta história contém:

Minha primeira Comunhão!

Vila Anastácio tem marcos e personagens indeléveis que a caracterizam, bem como a mim mesmo! Nesse contexto surge o nome de Dna Elaine.

Nos últimos dias vários amigos de nosso grupo no whatsapp postaram suas memórias relacionadas à primeira comunhão. Lá fui eu buscar itens objetivos que a caracterizassem na minha vida. O primeiro foi a foto tirada ao lado de um Jesus Cristo encartonado oferecendo o pão consagrado pela primeira vez a um elegante e bem comportado menino de 10 anos de idade! Aos meus olhos, hoje, 50 anos depois... Eu era “um pão” na gíria da época. Entretanto, como dizia minha avó materna: ” A juventude é bela por sí só”

Mas só essa foto não bastava, há muita história e emoção contida na memória daquele momento, e que para surpresa minha, encontrei.

Pirandelo escreveu:

“O prazer que um objeto nos proporciona não se encontra no próprio objeto. A imaginação embeleza-o, cercando-o e quase o irradiando com imagens estimadas. Em suma, no objeto amamos aquilo que nós mesmos colocamos nele.”

Vasculhei meus arquivos pessoais, pouco organizados, confesso, e encontrei os dois itens que queria. Itens que como disse Pirandello, fazem irradiar imagens estimadas. O primeiro, foi o laço, provavelmente feito com cetim branco e que na foto oficial estava fixado em meu braço esquerdo por um alfinete, e por uma espécie de amarrilho delicadamente oculto por trás do mesmo. Na frente está impresso o monograma JHS que, se algum dia eu soube seu significado, hoje tive de consultar os universitários: “JESUS SALVADOR DOS HOMENS”.

Apesar do amarelado está em bom estado.

Já o segundo objeto, é o caderno da catequese, conduzida pela Dna Elaine. Até onde sei, ELA, um símbolo “Anastaciano”.

Pego o caderno com cuidado. Encapado com papel de seda e cola. Provavelmente “goma arábica”, que me recordo usar com frequência nos trabalhos escolares e na confecção de pipas. Página...

Continuar leitura
Fechar

Minha primeira comunhão!

Dados da imagem Minha primeira comunhão!

Período:
Ano 2021

Imagem de:
Carlos Eduardo Pires

História:
Minha primeira Comunhão!

Tipo:
Fotografia

Minha primeira comunhão!

Dados da imagem Minha primeira comunhão!

Período:
Ano 2021

Imagem de:
Carlos Eduardo Pires

História:
Minha primeira Comunhão!

Tipo:
Fotografia

Minha primeira comunhão!

Dados da imagem Minha primeira comunhão!

Período:
Ano 2021

Imagem de:
Carlos Eduardo Pires

História:
Minha primeira Comunhão!

Tipo:
Fotografia

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

fechar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

Informações

    fechar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

    Informações

      fechar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      fechar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.