Facebook Informações Ir direto ao conteúdo
História

Meu nome é Maria Thereza Fernandes Borges, sou neta de imigrantes espanhóis e portugueses. Paulistana de 58 anos, nasci na rua Harmonia, no bairro de Pinheiros, aos 29 dias do mês de julho de 1949, próximo da meia-noite. Fui registrada como se tivesse nascido no dia 30, pois tenho uma irmã que nasceu nesse dia e, para comemorarmos juntas, resolveram então me registrar na referida data. Nasci na Maternidade de São Paulo, parece-me que era na Rua Frei Caneca. Quando tinha mais ou menos dois anos, mudei para Vila Mariana, na Rua Eva Block. Tenho várias fotos da casa comigo, fotos de bailarina etc. Minha mãe era muito festeira. Aos seis anos aproximadamente, mudei para Rua Padre Machado, na Vila Mariana, onde residi durante 27 anos e passei minha maravilhosa infância e juventude, até me casar. Lembro-me bem do Quarto Centenário de São Paulo, fui ao Ibirapuera com a minha mãe e irmãos e ficávamos admirados com a esquadrilha da fumaça, escrevendo no céu e jogando pequenos folhetos. Corríamos atrás desses pequenos folhetos feitos em papel cor de prata onde estava escrito "Quarto Centenário de São Paulo". O Ibirapuera fez parte de toda a minha vida. Lá eu ia passear, pular o carnaval, enfim, participar de eventos e feiras, era um dos locais de lazer meu e de meus irmãos. Até os dias de hoje freqüento o local, faço cursos, visito feiras etc. Na minha infância, a Quaresma era muito respeitada. Nas igrejas, os santos todos cobertos com tecido roxo. Na minha família, na Semana Santa, respeitava-se o jejum de carne vermelha, só comíamos carne após o meio-dia do Sábado de Aleluia. Minha mãe fazia Judas, eu ajudava a encher aqueles enormes bonecos e, ao meio-dia, as crianças se reuniam com pedaços de pau na mão e destruíam o Judas com pauladas. Nós ficávamos ansiosos para malhar o Judas. As festas Juninas na minha rua eram muito divertidas, interessantíssimas. Muitos amigos se reuniam nas ruas, ao redor das fogueiras, comendo...

Continuar leitura

Dados de acervo

  • Vídeo na íntegra
    (não disponível)

  • Áudio na íntegra
    (não disponível)

  • Texto na íntegra
    (não disponível)

  • Ficha técnica
    (não disponível)

Título: Minha história de vida
Autor: Museu da Pessoa

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

fechar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

Informações

    fechar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

    Informações

      fechar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      fechar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.