Facebook Info Ir direto ao conteúdo
História
Por: Cibelle Dias Magalhães, 24 de setembro de 2017

Minha história de vida!

Esta história contém:

Minha história de vida!

Vídeo

Não é nenhum tipo de autopromoção ou panfletagem; é simplesmente uma História Real! Sou filha de uma auxiliar de enfermagem (Mary Dias Santos), que aos 18 anos saiu de Valença na Bahia e veio a São Paulo em busca de uma Vida Melhor. Teve a ajuda de sua mãe, minha querida avó Maria; sua fiel companheira que cuidava de mim e dos meus 5 irmãos enquanto minha mãe trabalhava incansavelmente. Mulheres negras e pobres, muitas vezes negligenciadas pelos maridos e pela sociedade, mas que apesar de tudo sustentam famílias inteiras Brasil afora.

Nasci na Beneficência Portuguesa em 9 de março de 1982; pequena com apenas 2,5 Kg para 41 semanas de gestação. Contudo, sobrevivi e não fui entregue à obstetra que me pedira em adoção. Sempre fui afeita aos estudos. Calma e quietinha adorava fantasiar e desde pequena dizia que seria médica e dançarina, rsrs!!! Minha maior alegria era aos domingos acompanhar minha mãe ao trabalho (aqui na enfermaria de Clínica Médica do HC). Lia com cuidado as bulas de cada medicamento e ficava deslumbrada com a rotina dos médicos residentes. Até hoje me lembro perfeitamente da primeira vez que entrei aqui na Faculdade de Medicina (no famoso porão) ... nossa, como fiquei emocionada!!!! Aos 14 anos de idade tremia sem parar. Comprei uma camiseta escrito: Medicina USP; e guardei. Pois, só a colocaria quando me tornasse aluna desta Casa.

Eu estudava em uma escola pública da periferia da Grande São Paulo (em Itapevi, onde morávamos); a qualidade do ensino era precária, sabia portanto que se quisesse realizar o meu sonho, seria preciso ir além...Então, comecei a ir até os cursinhos vestibulares e pedir exemplares de apostilas antigas de cortesia. Foi com elas que estudei até conseguir uma bolsa de estudos no Cursinho Etapa. Isso foi incrível!!! A oportunidade que eu tanto buscava. Mas o caminho era longo, não foram dias fáceis ... eu vendia doces e sorvetes em casa para pagar o transporte e a alimentação, às...

Continuar leitura

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

Essa história faz parte de coleções

voltar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

    voltar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

      voltar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      voltar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.

      Receba novidades por e-mail:

      *Campos obrigatórios