Facebook Informações Ir direto ao conteúdo
História

MINHA HISTÓRIA DE SUPERAÇÃO

Esta história contém:

MINHA HISTÓRIA DE SUPERAÇÃO

MINHA HISTÓRIA DE SUPERAÇÃO

Meu nome é Antonio José, nasci no bairro Matadouro, zona norte de Teresina, precisamente na rua São Paulo, próximo à Escola Municipal Bezerra de Menezes, região que, na época, era considerada periférica e tinha como principal fonte de renda um matadouro. O verde da floresta que se estendia da minha rua até as margens do rio Parnaíba, acompanhado do cântico de pássaros, proporcionava um aspecto agradável da natureza, que era incomodado apenas pelo barulho surdo das espingardas nas mãos de ávidos caçadores. Também havia um campo de futebol no centro do bairro, para onde afluíam os jogadores amadores e pessoas simpatizantes do esporte, e sempre havia um campeonato para movimentar os finais de semana.

Meu pai costumava levar-me para as partidas de futebol, visto que ele era o treinador da equipe do bairro. Mesmo não tendo ainda idade para participar da equipe infantil de futebol, eu recebia uma camisa do uniforme, imaginando um dia também ser um bom jogador de futebol. Esse passatempo era tão importante para os moradores do bairro que atraía até atletas profissionais, sendo o meu tio Regino uma dessas atrações, visto que jogava em uma das equipes profissionais da cidade. Tudo aquilo era acompanhado pelos olhares curiosos de uma criança.

Vivia em um ambiente de pobreza e escassez. Não possuíamos a nossa casa própria e a residência em que morávamos era de taipa, bem apertada, sem as mínimas condições sanitárias onde as “necessidades” eram feitas no quintal, a céu aberto. A luz era de lamparinas e a comida era feita no fogareiro. O calor era muito grande porque a casa recebia irradiação do sol o dia todo e não havia janelas para facilitar a ventilação. O quintal, de onde provinha um forte odor, era o mesmo para vários moradores, com uma parte constantemente úmida em que era despejada a sujeira das casas; talvez esses...

Continuar leitura

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

fechar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

Informações

    fechar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

    Informações

      fechar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      fechar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.