Facebook Info Ir direto ao conteúdo
História

Meu pai, Fernando de Souza, nasceu em Manaus, em 30 de março de 1919. Filho de um comerciante português, Antonio Fernandes, que veio ao Brasil para participar do ciclo da borracha e Emília de Souza, também oriunda de Portugal. Com o evidente declínio do ciclo seringueiro, a família regressou à terra natal, meu pai ainda em tenra idade.

Lá, estudou até completar a Escola Comercial. Regressou ao Brasil aos 24 anos e se apresentou para o alistamento militar. Entre cursos na caserna, chegou ao posto de sargento, justo quando o Brasil declarou guerra ao Eixo. E lá foi meu pai lutar nos campos da Itália, participando, no teatro de guerra, da tomada de Monte Castelo, entre outras ações de renome.

Voltou ao Brasil, montou um armazém no Bairro de Maria da Graça (RJ) e viveu como comerciante por alguns anos, até que resolveu voltar para Portugal. Passou lá alguns anos, onde conheceu minha mãe, Maria Celeste Curado Lopes de Souza, e retornou ao Brasil, indo trabalhar como comerciário. Os anos seguiram seu curso inexorável, criou três filhos e, em 20 de janeiro de 1999, por causa de uma obstrução urinária, deu-se o seu infausto contato com o HCE e o urologista Leonides, o que o levou a evoluir para o óbito no trágico 01 de dezembro de 2007.

fechar

A volta

personagem: Meu pai
historia: Meu pai regressa ao Brasil para se apresentar ao serviço militar.

período: Ano 1943
local: Brasil / Rio De Janeiro / Rio De Janeiro
história: Meu pai
tipo: Fotografia

A guerra

personagem: Meu pai
historia: Meu pai chega ao Brasil, vindo dos campos de guerra, na Itália.

período: Ano 1945
local: Brasil / Rio De Janeiro / Rio De Janeiro
história: Meu pai
tipo: Fotografia

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

voltar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

    voltar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

      voltar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      voltar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.

      Receba novidades por e-mail:

      *Campos obrigatórios