Facebook Info Ir direto ao conteúdo
História

Meu macacão dá pernas a quem não anda

Esta história contém:

Meu macacão dá pernas a quem não anda

Senti uma emoção muito forte quando segurei o Lucas, um menino especial de cinco anos, em junho de 2013. Ele me olhou nos olhos profundamente e sorriu. Era a primeira criança com paralisia cerebral de quem cuidava. O Lucas era tão inteligente e alegre quanto qualquer guri da idade dele, mas estava preso em um corpo que não respondia aos seus comandos. Aquilo me comoveu de tal maneira que não aguentei ficar de braços cruzados. Criei um macacão especial para que o baixinho pudesse brincar com os amiguinhos da escola! Conheci o Lucas quando passei num concurso para auxiliar de inclusão numa escola.

Cuidaria exclusivamente dele, a única criança especial do pré-primário. Ele não sabia mexer as pernas e os braços e se locomovia numa cadeira de rodas. Ficava todo compenetrado na aula. Aí, quando chegava o recreio, ele olhava as crianças e fazia uma carinha como quem diz: “Vamos?! Eu também quero brincar!”. Manteiga derretida que sou, não resistia àquele olhar. Pegava o Lucas no colo, a gente sentava no balanço e se divertia à beça. Balançar era a atividade preferida dele. Só perdia pra brincar com bola.

Aí, colocava meus braços por baixo dos dele e o segurava em pé para que ele pudesse encostar a perninha na bola. Só que, como ficava curvada nas brincadeiras, a coluna começou a doer e precisei de antiinflamatórios pesados. Sabia que não poderia continuar desse jeito. Fiquei desolada. Mas ainda não estava pronta para entregar os pontos. Nas férias, decidi usar meu tempo livre para encontrar uma solução. Queria alguma engenhoca que transformasse meu corpo num suporte para mantê-lo em pé. Sem sucesso na busca, resolvi dar vida à minha ideia sozinha. Botei a imagem que tinha imaginado no papel e usei meus conhecimentos como costureira profissional para produzir o protótipo.

O suporte seria compostode duas peças: uma espécie de cinto que eu vestiria e um macacão para o Lucas. As duas seriam conectadas e funcionariam...

Continuar leitura

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

Essa história faz parte de coleções

voltar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

    voltar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

      voltar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      voltar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.

      Receba novidades por e-mail:

      *Campos obrigatórios