Antes de fazer sua armadilha é necessário se proteger, ter uma consciência do resguardo como o que é utilizado no Jupati, principalmente quando é utilizado em local sagrado. Para construir a armadilha do Pari Dorval corta a Paxiúba e trança com o cipó do veado, que é próprio para fazer o Cacuri. Nos tempos de hoje ele já utiliza outras matérias primas nesse feitio, para aprender a fazer esse Cacuri e seguir nessa tradição ele utiliza os conhecimentos que são passados de geração após geração.

Trabalhou muito na roça Na carpintaria é sensacional Quando ele vai pescar Não tem outro igual Vivendo na foz do Papuri Dorval vence qualquer vendaval Dorval Lana Tariano nasceu na comunidade de Santa Maria em Iauaretê, o pai dele faleceu quando ele tinha 5 anos foi criado por sua tia, ...Continuar leitura

• Vídeo na íntegra

• Áudio na íntegra

• Texto na íntegra

• Ficha técnica

Título: Mestre do cacuri / WAIRO DARE MERĨGɄ

Data: 24/09/2022

Local de produção: Brasil / Amazonas / São Gabriel Da Cachoeira

Entrevistador: João Arimar Tariano Vídeomaker: Wildson Tariano Outro: José Tariano Outro: Edivirgem Tariano Outro: Marcos Curupira Personagem: Dorval Lana Autor: Museu da Pessoa

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.