Facebook Info Ir direto ao conteúdo
História
Por: Valmiram Cardoso Sobreira, 19 de maio de 2023

Memorial Militante

Esta história contém:

Memorial Militante

MEMORIAL

Por: Valmiram Cardoso Sobreira

e-mail: almiramescola@gmail.com

1.1. Trajetória histórica para um camponês e militante social

Sou filho de camponeses Sem Terra que migraram do Município de Rio Grande do Piauí para o Município de Canto do Buriti - PI à procura de terra para viver e trabalhar.

Nasci e me criei em uma comunidade Rural. Minha infância foi própria das crianças camponesas do meu tempo: entre o trabalho na roça com a minha família, e as brincadeiras, banhos nos açudes e montaria em lombos dos animais.

Assisti à televisão pela 1ª vez no ano 1985, ano em que a música de Alceu Valência - Morena Tropicana estava no auge do sucesso. Nosso meio de comunicação era o rádio, um velho campeão cinco estrelas que nos trazia as notícias e também entretenimento nas noites mais escuras, porque nas enluaradas, claras e de fogueiras eram cheias de diversões e brincadeiras.

Minha educação foi centrada em valores como humanidade, honestidade, humildade, respeito ao outro e trabalho, sendo o elemento fundamental.

Meu contato inicial com as letras foi sentado em banco de madeira na casa da professora primária Guiomar, que servia de escola para as crianças das comunidades do entorno. A escola ficava distante da minha casa 6 km. De tanto levar palmadas nas mãos com uma velha palmatória feita de um pedaço de Violeta, árvore bastante conhecida na região, aprendê as letras do antigo ABC e posteriormente as sílabas e, finalmente, listas de palavras “simples”, depois mais “complexas”. Da mesma forma aprendi também à fazer operações simples de matemática e a ler, o que na época chamava-se Texto Corrido, com a tomada de lição de um livro que era partilhado entre os colegas pois não tinha livros suficiente para todos. Lembro-me de que...

Continuar leitura
Palavras-chave: mst

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

Essa história faz parte de coleções

voltar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

    voltar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

      voltar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      voltar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.

      Receba novidades por e-mail:

      *Campos obrigatórios