Facebook Info Ir direto ao conteúdo
História
Por: Liana Zélia Ramos Holanda, 19 de agosto de 2020

Memórias dessa infância

Esta história contém:

Memórias dessa infância

Do que me contam de quando nasci é que era uma menina chatinha e pequenina. Logo ao nascer, não aceitei o leite materno de minha mãe e nem outro tipo de leite. Começou aí o desespero da minha mãe: o que me oferecer. Meu pais nordestinos (tenho muito orgulho deles), começaram a me dar caldo de feijão e sucos de frutas, as que tínhamos e, geralmente, muito suco de laranja. Aos poucos, as coisas foram melhorando e fui comendo outras coisas que me ofereciam, mas o leite nem pensar. Todas as vezes que me davam, vomitava tudo. Conta os meus pais que com o passar dos anos, mais ou menos entre seis e sete anos (isso já me recordo melhor), ficava várias vezes no café da manhã debaixo da mesa, tomando meu suco ou meu caldo de feijão para não olhar o leite. O tempo passou e fomos embora para o Ceará. Quando chegamos lá eu não comia nada e meu avô logo sugeriu que me deixassem com fome, porém, ele me dava umas balinhas de mel de abelha escondido. Ah, meu vozinho! Quantas lembranças do pai do meu pai, fazia isso com todos os netos para irritar as noras e falava “Vocês não sabem criar filhos, deixa essa neguinha descalça pisar na terra”. Mal sabiam que ele era o verdadeiro, inteligente e experiente nessa história toda. Um belo dia, às cinco da manhã, eu já acordada assim como todos da casa, fui para o curral com meu avô que tirou o leite cheio de espuma no caneco e eu fiquei olhando aquilo sem saber o que era. Ele bebeu e falei que queria, também. “ Pois, minha neguinha, isso aqui é suco”, e eu tomei tudo o que tinha no caneco. Não era muito, mas tomei e gostei. Essa história é contada muito na família. Meus tios falam até hoje que era porque a “neguinha” queria suco da vaca. Desde aquele dia até hoje, tomo leite e não sinto nada. E meu vozinho, por muitos anos repetia “Não sabem criar essas crianças de Sum Paulo (SÃO PAULO). Hoje, com 95 anos e lúcido, cresci ouvindo essa história por...

Continuar leitura

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

Essa história faz parte de coleções

voltar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

    voltar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

      voltar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      voltar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.

      Receba novidades por e-mail:

      *Campos obrigatórios