Facebook Info Ir direto ao conteúdo
História
Personagem:
Por: ,

Memórias da comunidade Campestre

Esta história contém:

Memórias da comunidade Campestre

Zulma Leondina Pereira

Em uma pequena comunidade da cidade de Paulo Lopes, nasceu Zulma. Vivia com seus pais, Leondina e Ademar, a quem amava muito. A educação daquela época era bem diferente da dos dias de hoje, assim era normal que os pais fossem bem mais rígidos do que os dos tempos atuais. Zulma nunca repetiu de ano, porém era muito conversadeira e bagunceira em sala de aula. Estudou até a 4ª série, pois naquela época não havia escola próxima de sua casa para continuar seus estudos, e seu pai achava que mulher não precisava estudar muito, porque tinha que aprender a lida da casa para se casar. Em sua infância, não precisou trabalhar, pois seu pai era um homem que possuía bens, entre eles quatro caminhões. Assim, pode-se dizer que Zulma tinha uma boa situação financeira. Um dos seus sonhos era viajar e conhecer todo o Brasil. Ela teve sorte de se casar com um caminhoneiro, Antonio Manoel Pereira. Dessa forma, pôde realizar seu sonho, pois teve a oportunidade de conhecer quase todo o país! Seu casamento aconteceu quando tinha 14 anos, e o resultado de seu amor com Antonio foram seus quatro filhos. Sempre foi uma mãe presente, porém, quando passou pela experiência de ser avó, foi algo inexplicável; principalmente quando soube que seria avó de uma menina, ficou muito eufórica e ansiosa pelo nascimento. Quando a menina nasceu, foi uma festa, alegria para toda a família. Zulma saiu de Paulo Lopes, morou na Vila Nova e fixou residência até os dias de hoje na comunidade Campestre, em Imbituba. No Campestre ela não é só dona de casa, ela é muito atuante na comunidade e na igreja.

Dona Zulma sempre está disposta a ajudar a todos, muito bem-humorada, buscando aproveitar o que a vida tem de melhor a lhe oferecer.

Excerto editado a partir do texto coletivo dos alunos da professora Adriana Marques, 5º ano 2 da Escola Municipal Professora Belarminda de Souza Pires.

Dados de acervo

  • Vídeo na íntegra
    (não disponível)

  • Áudio na íntegra
    (não disponível)

  • Texto na íntegra
    (não disponível)

  • Ficha técnica
    (não disponível)

Título: Memórias da comunidade Campestre

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

Essa história faz parte de coleções

voltar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

    voltar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

      voltar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      voltar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.

      Receba novidades por e-mail:

      *Campos obrigatórios